home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Brasil - Tecnologia, qualidade e exportação são caminhos para viabilizar o cultivo do trigo no País


Brasil
July 10, 2018

 

Diogo Zanata - Palestrante Edson Fernandes
Palestrante Edson Fernandes - Foto: Diogo Zanata


Ferramentas permitem ao produtor aumentar a competitividade e entregar um produto com qualidade compatível às necessidades do consumidor

A tecnologia, aliada à qualidade do trigo, buscando assegurar a exportação para dar maior liquidez ao cereal são as principais ferramentas para viabilizar o cultivo do trigo no País. Esse foi o tema da palestra de abertura da 12ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, na manhã desta terça-feira (03/07), pelo gerente nacional de trigo da Bunge, Edson Fernandes. O evento acontece até quinta-feira (05/07), no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, em Passo Fundo, RS.

Edson Fernandes ressalta que é preciso que o produtor seja mais competitivo no campo, investindo em cultivares e fertlizantes para atingir o potencial de rendimento das plantas. Ele enfatizou o custo de produção nacional que é 33% mais elevado que o custo argentino, resultado de fatores como impostos sobre insumos e logística. Com relação a qualidade do produto, hoje o Brasil importa trigos especiais para atender um nicho de mercado, mesmo para o Rio Grande do Sul e Paraná, que são os maiores produtores do país. “Estamos importando sem haver necessidade. Somos obrigados a tirar o trigo daqui, porque ele não tem qualidade para atender as especificações que a indústria precisa”, pontua Fernandes.
 
Para o palestrante, a exportação pode dar liquidez ao produto, garantindo que o produtor tenha uma rentabilidade maior, já que o trigo brasileiro não é competitivo com o cereal argentino. “É preciso ser rápido para tirar o trigo do armazém, pois em três meses deve entrar a safra de verão (soja e milho). “A Argentina sabe quanto vai colher em dezembro e já nesse período começa a retirar o excedente. O Brasil, assim que concluída a previsão da quantidade que vai colher, também, deveria retirar o excedente no início de sua colheita para não atrapalhar o fluxo da liquidez”, afirma Edson Fernandes. Segundo ele, no Brasil são quase 200 moinhos e 70% estão localizados na Região Sul. Assim, exportação, qualidade e uso de tecnologia são as três ferramentas que vêm auxiliar o cultivo de trigo especialmente, no Rio Grande do Sul que não planta milho safrinha.

O Brasil produziu 4,2 milhões de toneladas (t) na safra passada e para a safra 2018 está previsto colher 6 milhões de t, enquanto que o consumo estimado é de e 11 milhões de t. A exportação em 2017 foi de aproximadamente 200 mil toneladas e espera-se importar em 2018, 5 milhões de t da Argentina e 500 mil t do Canadá e dos Estados Unidos.



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: July 10, 2018



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved