home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é o único brasileiro no comitê editorial de revista científica internacional - Elibio Rech é o novo integrante do seleto time de cientistas que edita a Plant Biotechnology Journal


Brasília, Brazil
February 5, 2013

O pesquisador Elíbio Rech, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, é o único representante do Brasil em uma das revistas científicas mais importantes do mundo na área de biotecnologia vegetal. A partir de hoje (05/02), ele passa a integrar o time internacional de cientistas responsável pela edição da revista Plant Biotechnology Journal, no qual estão representados mais de 10 países: EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Itália, Alemanha, Bélgica, Índia, China, África do Sul, Japão e países baixos.

A Plant Biotechnology Journal é uma revista eletrônica que oferece acesso aberto a artigos científicos de vários países sobre pesquisas aplicadas à área vegetal, com ênfase em biologia molecular. É publicada pela editora norteamericana Wiley-Blackwell (em associação com a Sociedade de Biologia Experimental (SEB, sigla em inglês) e a Associação de Biologia Aplicada (AAB), com o objetivo de divulgar pesquisas da área de biotecnologia vegetal, incluindo biologia celular e molecular, e de outros campos relacionados, como: entomologia, nematologia, interação planta-praga, fisiologia de plantas, melhoramento genético, virologia, entre outras.

A Wiley-Blackwell é a vertente científica da editora norteamericana John Wiley & Sons, responsável pela distribuição global de mais de 1.500 publicações acadêmicas anuais, em versão impressa e on-line, bem como bancos de dados, obras de referência importantes e protocolos de laboratório.

Saiba mais sobre Elíbio Rech

Elíbio Rech é agrônomo, graduado pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em fitopatologia pela mesma Universidade, e doutorado e pós-doutorado na Inglaterra, pela Universidade de Nottingham. Ingressou na Embrapa em 1981 e sempre trabalhou na área de biotecnologia vegetal. Em 2002, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de comendador, que é o prêmio mais importante concedido a um cientista no Brasil. Em 2005, foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências, na área de ciências agrárias.

Desde que entrou na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rech vem trabalhando no desenvolvimento de plantas transgênicas com características de interesse para a agropecuária nacional.
Atualmente, coordena em parceria com universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, pesquisas de biologia sintética, uma forte aliada dos cientistas na geração de produtos oriundos da biotecnologia e no seu desenvolvimento em larga escala, pois permite “copiar” os processos da natureza em laboratório.

Esta área integra conhecimentos de diferentes disciplinas, como biologia, química, física, matemática, informática, biotecnologia e engenharia para a projeção e construção de novas funções e sistemas biológicos gerados em laboratórios.

O objetivo da biologia sintética é criar formas de vida artificiais a partir de elementos naturais. Com isso, derruba as fronteiras entre o vivo natural e o tecnológico manipulável com o objetivo de gerar novos produtos, tecnologias e aplicações em prol da economia brasileira.

Entre as pesquisas lideradas por Rech, destacam-se: identificação e isolamento de genes de aranhas da biodiversidade brasileira com o objetivo de desenvolver novos biopolímeros e produção de biofármacos, ou medicamentos biológicos, obtidos por fontes ou processos biológicos, a partir do emprego industrial de micro-organismos ou células modificadas geneticamente.

A expectativa da Embrapa ao investir em pesquisas com biofármacos, como explica Rech, é fazer com que esses medicamentos cheguem ao mercado farmacêutico com menor custo, já que são produzidos diretamente em plantas, bactérias ou no leite dos animais. Existem evidências de que a utilização de biofábricas pode reduzir os custos de produção de proteínas recombinantes em até 50 vezes.

A tecnologia de utilização de biofábricas para produção de fármacos valoriza ainda mais o agronegócio brasileiro, já que permite a agregação de valor a plantas, animais e micro-organismos.
 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: February 5, 2013



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved