home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Uso de culturas transgénicas provoca aumento de biodiversidade


Lisbon, Portugal
January 25, 2013

Um estudo publicado na revista Nature (1) sugere que o cultivo de algodão Bt – geneticamente modificado para resistir ao ataque de pragas de insectos como os afídios – contribui para o aumento da biodiversidade nos ecossistemas agrícolas, fomentando uma agricultura mais sustentável.

A utilização deste algodão transgénico representa mais uma vantagem adicional a outras já bem conhecidas: o aumento da produtividade das culturas, uma vez que não existe destruição das plantas por parte das pragas; e a redução da aplicação de pesticidas para combater essas pragas, uma vez que deixam de actuar sobre as culturas.
Os autores deste artigo da Nature – considerada uma das revistas científicas mais importantes da actualidade – basearam-se em estudos realizados durante 20 anos (entre 1990 e 2010), em 36 locais de províncias chinesas. Na sua análise, os investigadores mostraram que existe um aumento da abundância de insectos predadores benéficos (joaninhas, crisopas e aranhas) para os ecossistemas agrícolas dos campos de algodão Bt e para os campos vizinhos de culturas convencionais (algodão, milho, amendoim e soja).
O aumento demonstrado de biodiversidade nos campos de algodão transgénico e nos seus campos vizinhos explica-se pelo seguinte: uma vez que há redução de insecticidas nas culturas de algodão Bt, então há também uma redução da mortalidade dos insectos predadores das pragas que aumentam a sua presença. Em consequência, o aumento do número e da acção desses insectos benéficos funciona como biocontrolo das pragas de afídios.
O algodão Bt é a única cultura geneticamente modificada aprovada para cultivo na China e é utilizada desde 1997. Em 2012, a produção de algodão transgénico representou cerca de 70% da produção total de algodão naquele país. Estima-se que esta percentagem irá aumentar ainda mais em 2013, o que revela a importância cada vez maior da utilização de produtos geneticamente modificados para a agricultura, para o aumento da biodiversidade e para o aumento da sustentabilidade da agricultura.

DOCUMENTOS ADICIONAIS
(1) Artigo Artigo - Lu Y, Wu K, Jiang Y, Guo Y, Desneux N. Nature. (2012). Widespread adoption of Bt cotton and insecticide decrease promotes biocontrol services.
http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/full/nature11153.html

GAIN - Global Agricultural Information Network (2012)
Peoples Republic of China Agricultural Biotechnology Annual Report (2012) 
USDA Foreign Agricultural Service
http://gain.fas.usda.gov/Recent%20GAIN%20Publications/Agricultural%20Biotechnology%20Annual_Beijing_China%20-%20Peoples%20Republic%20of_7-13-2012.pdf



More news from:
    . CIB - Centro de Informação de Biotecnologia - Portugal
    . Nature


Website: http://cibpt.org/inicio/

Published: January 25, 2013



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved