Brazil
February 3, 2015
4,8 milhões de hectares sulamericanos e média de rendimento superior às variedades mais colhidas em todo o teritório brasileiro são os resultados que consolidam a tecnologia no Brasil e na América do Sul
A soja INTACTA RR2 PRO chega ao segundo ano comercial com números que comprovam sua eficiência em campo: em apenas duas safras, a área plantada com a tecnologia poderá chegar a 4,8 milhões de hectares na América do Sul. Além da proteção às principais pragas da soja, a tecnologia se consolidou pelo significativo aumento de produtividade. Estudos conduzidos pela Monsanto junto aos agricultores apontam que a média dos rendimentos foi de 6,4 sacos por hectare superiores à média nacional plantada com a tecnologia RR1. Esses benefícios serão apresentados pela empresa no Show Rural Coopavel, evento que ocorre entre os dias 02 e 06 de fevereiro, em Cascavel (PR).
O produtor Plínio Destro cultiva cerca de 500 hectares de soja em Cascavel e Campo Bonito (PR), no oeste paranaense. Após plantar pequenos talhões nas primeiras safras com INTACTA e chegar a 75 hectares no ciclo passado, ele aumentou sua área. “Hoje, minha área de INTACTA está com 400 hectares, porque a tecnologia vale a pena. É uma inovação que o produtor deve experimentar e que ajuda a aumentar a produtividade”, afirmou. Ele participou dos testes iniciais com a tecnologia, por meio do Programa “Os Eleitos”. “No primeiro ano, fiquei em terceiro lugar em produtividade no Brasil, dentre os agricultores que plantaram INTACTA”, disse Plínio que na safra passada colheu 60 sacos por hectare e espera, para este ano, um resultado de 65 sacos por hectare. “A lavoura está bonita e superou as minhas expectativas, o resultado será muito bom”, completou.
Plinio Destro respeitou ainda a área de refúgio em sua lavoura: destinou 20% do total para o plantio de sementes sem a tecnologia Bt. “Eu sempre faço refúgio, independente de o vizinho plantar, ou não”, destacou o produtor, ressaltando ainda que as boas práticas de manejo são essenciais para que a colheita atinja sua máxima produtividade.
De acordo com o produtor Carlos Gasparotto Apoloni, de Quarto Centenário (PR), na última safra, a soja com a tecnologia INTACTA RR2 PRO apresentou ganhos de produtividade 10% superiores às demais variedades. Ele havia plantado 150 hectares, mas nesta safra aumentou para 1.150, cerca de 50% da área total. “O desenvolvimento da lavoura está muito bom e espero, pelo menos, 10% de aumento nos rendimentos”, explicou. Para Apoloni, além do aumento da produtividade, INTACTA trouxe outros dois benefícios: economia com aplicações de inseticidas e a tranquilidade com a proteção da lavoura contra lagartas.
INTACTA RR2 PRO protege as lavouras contra a lagarta da soja; lagarta falsa medideira; broca das axilas, também conhecida como broca dos ponteiros; lagarta das maçãs, lagartas do tipo elasmo e as do gênero Helicoverpa. A tecnologia permite ainda flexibilidade no manejo de plantas daninhas devido à tolerância ao herbicida glifosato.
Com o objetivo de reduzir o risco de evolução da resistência na população de pragas-alvo na cultura, o gerente de Regulamentação da Monsanto, Renato Carvalho, afirma que o produtor deve reservar ao menos 20% do total cultivado para a área de refúgio com soja convencional, ou tolerante ao herbicida glifosato. Carvalho destaca que o agricultor deve seguir o manejo integrado de pragas, com atenção especial ao monitoramento da lavoura. “A preservação e a sustentabilidade das tecnologias dependem do cumprimento das recomendações de Manejo de Resistência de Insetos, que traz o refúgio como principal componente. Recomendamos outras medidas importantes, como a dessecação antecipada, o tratamento de sementes com inseticidas e fungicidas e a rotação de culturas”, destaca.
A INTACTA RR2 PRO foi a primeira tecnologia desenvolvida pela Monsanto para o mercado fora dos Estados Unidos, após 11 anos de estudos e pesquisas no Brasil. A tecnologia teve o maior estudo de campo já realizado do mundo, com 1500 áreas experimentais em duas safras (2011/12 e 2012/13), em propriedades localizadas em 419 municípios de 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Cerca de 35 mil produtores cultivaram variedades com INTACTA PRO nesta safra.