Brazil
May 24, 2017
Programação paralela do 36º Ciclo de Reuniões Conjuntas da CSM a ser realizado em Foz do Iguaçu de 20 a 22 do próximo mês permitirá que mais profissionais dos produtores de sementes aprendam a utilizar o Sigef – Sistema de Gestão de Fiscalização, a mais nova ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Agricultura ao setor sementeiro.

O Sigef foi desenvolvido para o gerenciamento, via acesso eletrônico remoto, das ações de fiscalização das áreas afetas ao Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas – DFIA, sendo que o primeiro módulo refere-se ao controle na produção de sementes.
No dia Dia 21 de junho – quarta-feira, das 14:00 às 15:00 – está programado evento paralelo a cargo da Coordenação Geral da Tecnologia da Informação – CGTI e da Coordenação Geral de Articulação Institucional – CGAI, do MAPA, com os responsáveis de TI e softwares dos produtores de sementes.
A apresentação é direciona aos responsáveis pelas áreas de tecnologia para que sejam dados os primeiros passos para integração do Sigef com os softwares (sistemas) de cada empresa. O objetivo da integração dos sistemas é diminuir a burocracia e dar agilidade nas atividades dos Responsáveis Técnicos e empresas de produção de sementes.
Segundo o diretor executivo da Apasem, Clenio Debastiani, a implantação do Sigef pelo Ministério da Agricultura demonstra a determinação em aperfeiçoar o trabalho, dando mais agilidade e, ao mesmo tempo, reduzindo o risco de erros. Para que isso seja mais efetivo salienta, que é necessária a participação efetiva dos técnicos em TI.
DISCUSSÕES EM DESTAQUE
No dia 20 de junho, das 14:00 às 15:30 horas, será apresentado o painel “Logística Reversa – Recolhimento e destinação de embalagens de sementes tratadas”, que terá como moderador Ademir Assis Henning, da Embrapa/Soja, tendo como debatedores representantes da Apasem, da Afipol e do grupo de trabalho coordenado pela Abrass e Abrasem.
Outro painel de destaque ocorre no dia 21 de junho, entre 10:30 às 12:00 horas e tem como tema “Vazio Sanitário e o período de semeadura e colheita de soja – o impacto na produção de sementes e no futuro da cultura de soja”, que terá como debatedora Maria Celeste Marcondes, da Adapar, e representantes da Aprosmat, da Embrapa e do Departamento de Sanidade Vegetal. O moderador será Raphael Rodrigues Fróes, da Fundação Meridional.
Confira a programação do ciclo em: http://www.csmparana.agr.br/eventos/