Brazil
October 14, 2016
![](http://biotrigo.com.br/img/201610141409131293843067_g.jpg)
Começa na próxima terça (18) em Guarapuava (PR) a 13ª edição da WinterShow, a maior feira cereais de inverno do Brasil. Até quinta (20), triticultores, agrônomos e técnicos poderão encontrar as mais recentes tecnologias para o cultivo do trigo e demais culturas de inverno. A expectativa de colheita neste ano é positiva segundo o Departamento de Economia Rural (DERAL).
E para produzir trigos que atendam a demanda do mercado moageiro mantendo bons níveis de rendimento é que a Biotrigo Genética, empresa brasileira líder no segmento para a América Latina, leva para o WinterShow neste ano, uma vitrine com as cultivares de melhor desempenho nesta safra - TBIO Iguaçu, TBIO Sintonia, TBIO Sinuelo, TBIO Sossego, além do TBIO Toruk. Esta cultivar confirmou nesta safra altas produtividades em diversas regiões, tendo grande destaque nas lavouras de trigo das regiões de Transição e Oeste do Paraná e do sudoeste do estado de São Paulo, onde as produtividades vem ganhando destaque o consolidando como excelente opção na região de Guarapuava. Oriundo de cruzamento com a genética francesa, TBIO Toruk, tem potencial mais elevado de rendimento quando é posicionado em solos férteis e para alto investimento. Possui um porte mais baixo que a maioria das cultivares lançadas no Brasil e apresenta excelente uniformidade e sincronia de perfilhos, ou seja, possui espigas de mesmo tamanho somando maiores componentes de rendimento. O estande da Biotrigo está localizado na rua principal do evento.
Um grande destaque para o ano de 2017 é a disponibilidade de sementes em nível comercial da cultivar TBIO Sossego. A cultivar é uma alternativa para os triticultores que desejam maior facilidade no manejo, como o próprio nome sugere, sem deixar de atender as demandas da indústria. Segundo o analista comercial da Biotrigo para o Paraná, São Paulo e Cerrado, Johny Brito, as características de reação as principais doenças da cultura são inéditas no mercado brasileiro. “O TBIO Sossego atende plenamente ao desejo do agricultor que pretende realizar um nível menor de investimento na cultura pois é menos exigente, apesar te ter excelente resposta em ambientes mais férteis. Esta é uma preocupação que o melhoramento genético deve ter, em atender a todos os tipos de demandas que as diferentes realidades oferecem”, afirma Brito. O TBIO Sossego está sendo multiplicado para a produção de sementes em 2016, tendo a disponibilidade de maior volume visando a produção de grãos para o próximo ano.
WinterShow
Realizado pela Cooperativa Agrária e pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), o WinterShow é considerado um dos maiores eventos da cadeia tritícola do Brasil. Aborda a tecnologia de toda a cadeia produtiva dos cereais de inverno, da pesquisa à agroindustrialização. O evento acontece entre 18 e 20 de outubro, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR).
Sobre a Biotrigo Genética
Fundada em 2008, a Biotrigo traz na bagagem um programa de melhoramento genético com mais de duas décadas e vêm incorporando as mais modernas tecnologias às cultivares Biotrigo (TBIO), com o objetivo de levar qualidade, tecnologia, segurança e maiores rendimentos ao produtor e a toda cadeia. Localizada em Passo Fundo, região Norte do Rio Grande do Sul e com filial em Campo Mourão, no Paraná, a empresa atende a diversos estados do território brasileiro, além de exportar tecnologia para países do Mercosul e América do Norte. Atualmente, é detentora de aproximadamente 85% de market share no Rio Grande do Sul, 60% no Paraná e 65% no Brasil.
Portfólio TBIO
Atualmente no mercado brasileiro existem mais de 40 cultivares disponíveis para semeadura, sendo que menos de 10 representam a maior parte da área de cultivo e dessas, mais de 60% fazem parte do portfólio da Biotrigo Genética. São diversas as opções oferecidas pela Biotrigo aos triticultores e ao mercado moageiro, como trigos com aptidão à panificação, melhoradores, massas, biscoitos e trigos branqueadores. As cultivares TBIO oferecem um conjunto de excelentes características agronômicas, especialmente no que se refere ao complexo de doenças do trigo, destacando entre elas, a reação às manchas foliares, doenças de espiga e a resistência à germinação na espiga; com ciclos precoce, médio e médio tardio; entre outras características.