Brazil
July 28, 2016
A responsável técnica do LAS da Apasem de Toledo, Saionara Maria Tesser, participou do XI Curso de Vigor de Sementes de Soja realizado na Embrapa Soja no período de 11 a 15 de julho, em Londrina, com carga horária de 33 horas e 15 minutos. O curso foi promovido pela Embrapa Soja de Londrina e teve como instrutores professores renomados daquele centro, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e da Embrapa Instrumentação.

O curso abordou todos os aspectos relacionados com a realização de testes que visam determinar o vigor das sementes analisadas, incluindo as últimas descobertas da pesquisa. Saionara Maria Tesser, que assumiu o LAS de Toledo em 2015, afirmou que o curso, além permitir a atualização constante, “fornece subsídios para que o RT do LAS possa, em conjunto com o produtor de sementes, definir quais as melhores formas de avaliar o vigor dos seus lotes de sementes, assegurando assim padrões de alta qualidade para a produção de sementes no Paraná”.
Desde o ano passado ela já realizou quatro treinamentos: auditor interno da ISO 17025; Interpretação da ISO 17025; analise critica de certificados de calibração, via Paraná Metrologia; e o XI Curso de Vigor de Sementes de Soja.
O diretor executivo da Apasem, Clenio Debastiani, afirmou que a formação e atualização dos profissionais da Apasem é primordial para a boa prestação de serviços. “Resultados seguros e confiáveis é o nosso objetivo e a necessidade dos nossos Associados”.
Os instrutores do XI Curso de Vigor de Sementes de Soja foi foram: Julio Marcos Filho, USP/Esalq; José de Barros França Neto, Embrapa Soja; Silvio Moure Cicero, USP/Esalq; Francisco G. Gomes Júnior, USP/Esalq; Lúcio andré de Castro Jorge, Embgrapa Instrumentação; Francisco Krzyzanowski, Embrapa Soja, Irineu Lorini, Embrapa Soija; Fernando Augusto Henning, Embrapa Soja.