home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Biotrigo leva conhecimento e apresenta seu lançamento TBIO Sossego no WinterShow


Brazil
October 22, 2015

Estação de qualidade industrial, campo demonstrativo, orientações e apresentação técnica sobre o portfólio da Biotrigo incluindo o lançamento TBIO Sossego, são destaques durante o WinterShow 2015.

A cadeia tritícola continua buscando soluções e tecnologias para aumentar a produtividade, garantir colheita em anos atípicos e, especialmente, melhorar a qualidade do trigo produzido no país. Este é o foco de trabalho da Biotrigo Genética, líder em genética de trigo na América Latina, durante o WinterShow, realizado entre 20 e 22 de outubro no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR). O evento da Cooperativa Agrária é referência no que diz respeito as tecnologias ligadas aos cereais de inverno e atrai cerca de 6 mil produtores anualmente. Nesta edição, os destaques são o lançamento do TBIO Sossego e a Estação de Qualidade da Biotrigo.

De acordo com Fernando Michel Wagner, gerente da Biotrigo Genética para os estados do Paraná, São Paulo, Cerrado e Paraguai, a empresa traz em seu campo demonstrativo cultivares que se destacam no mercado brasileiro, novas tecnologias de pesquisa para qualificar a qualidade do trigo além de uma abordagem sobre os principais desafios agronômicos que a cultura enfrenta. “São dados detalhados de desempenho e produtividade de cada cultivar que precisam estar na ponta do lápis do triticultor e de seu assistente técnico na hora de definir a cultivar para a sua lavoura”, explica. Disponível para multiplicadores na próxima safra, ganha cada vez mais destaque TBIO Sossego, cultivar que entrega mais tranquilidade e flexibilidade no manejo de doenças, incluindo as de espiga e as foliares, especialmente o complexo de manchas e a bacteriose, presentes na região na safra atual. Além destes pontos, chama a atenção o grande potencial produtivo do material combinado com uma ampla adaptação, sendo recomendado para todas as regiões tritícolas do país. A cultivar de ciclo médio, apresenta elevada resistência à germinação na espiga e debulha natural, além do baixo nível de toxinas em seus grãos na média dos ensaios avaliados, juntamente com boa tolerância ao acamamento. A indicação é para lavouras focadas em médio e menores investimentos. “TBIO Sossego traz o melhor pacote fitossanitário já lançado no Brasil, sendo um forte aliado no momento de planejar os custos da lavoura”.

Além do TBIO Sossego, as cultivares TBIO Toruk, com área expressiva junto aos cooperados da Cooperativa Agrária, TBIO Sintonia, TBIO Mestre, TBIO Iguaçu, TBIO Sinuelo e TBIO Tibagi, também foram expostas. “Comprar de acordo com a demanda que cada cultivar atende é o primeiro passo para o acerto. É preciso conhecer as características do material, projetando o cenário dentro da realidade de cada propriedade”, afirmou Wagner.

As vocações das cultivares de trigo

Uma das principais informações para melhorar a rentabilidade do produtor que investe no trigo é identificar a vocação de cada cultivar. Mas como ter certeza de que o trigo semeado produzirá o que a indústria quer comprar? É buscando esta resposta que a Biotrigo inova nesta edição do WinterShow trazendo um espaço exclusivo para demonstração de qualidade industrial dos trigos TBIO para os agricultores. Segundo a Supervisora de Qualidade Industrial da Biotrigo Genética, Kênia Meneguzzi, cada cultivar possui uma vocação diferente e para que ela tenha valor no mercado, a sua performance industrial precisa ser testada também no produto final, seja ele pão, massas, biscoitos. “É essencial realizar testes de panificação, pois nem sempre a cultivar que passa nos testes laboratoriais tem o mesmo desempenho na panificação, ou vice-versa. Com base neste conhecimento, o produtor ele pode definir qual a cultivar que ele quer semear”, complementa. A estação de qualidade também traz informações de como as cultivares estão sendo preparadas e testadas para adequação dos limites da micotoxina desoxinivalenol (DON).



More news from: Biotrigo Genética


Website: http://www.biotrigo.com.br

Published: October 23, 2015

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved