Brazil
September 1, 2015
A equipe de certificação de sementes da Fundação Pró-Sementes está realizando vistorias de floração nas parcelas de pré e pós-controle de culturas de inverno no campo localizado em Passo Fundo (RS).
São mais de 1.100 parcelas de diversas cultivares de trigo, triticale, aveia branca, aveia preta, cevada, centeio e azevém provenientes de mais de 90 produtores de sementes dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O objetivo é avaliar a identidade genética e a pureza varietal dos lotes certificados das categorias básica, C1 e C2.
O trabalho teve início no dia 17 de agosto, com a vistoria das cultivares mais precoces, e deve terminar na segunda semana de setembro.
“O campo de pré e pós-controle sofreu com a chuva no início do ciclo de inverno. Entretanto, conseguimos realizar um bom controle sobre doenças associadas a umidade e altas temperaturas, tais como ferrugens, manchas foliares e bacterioses”, explica a analista de certificação da Fundação Pró-Sementes, Larissa Machado.
A preocupação no momento é com as altas temperaturas, que estão ocasionando o adiantamento do ciclo de alguns materiais e causando distúrbios nas plantas que necessitam de mais frio.