home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Sistema Farsul e Fundação Pró-Sementes divulgam Ensaios de Cultivares de soja safra 2014/2015


Brazil
August 19, 2015

Os resultados do trabalho de pesquisa elaborado da Fundação Pró-Sementes em parceria com o Sistema Farsul na safra 2014/2015, foram apresentados nessa terça-feira (18/08), na sede da Farsul em Porto Alegre. O Ensaio de Cultivares em Rede (ECR) de soja da safra 2014/2015 avaliou 76 tipos diferentes de sementes de 10 empresas obtentoras, plantados no estado gaúcho, além de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Realizado há oito anos, o estudo avalia o desempenho de novas cultivares de soja registradas e indicadas pelo Zoneamento Agrícola de risco climático, e tem por objetivo orientar o produtor na tomada de decisão sobre a melhor semente de acordo com as condições e características de sua região. No Rio Grande do Sul foram testadas 66 cultivares nas cidades de Bagé, Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, São Gabriel, Cruz Alta, Não-Me-Toque, Passo Fundo, Santo Augusto, São Luiz Gonzaga e Vacaria e traz dados como produtividade das cultivares em sacos por hectare, altura e ciclo das plantas.

A iniciativa pode impulsionar a rentabilidade das produções nas regiões onde ocorreram os testes. Segundo o diretor Técnico e Administrativo da Fundação Pró-Sementes, José Hennigen, o RS produz hoje uma média de 48 sacos de soja por hectare. “Escolhendo as sementes de acordo com as condições de cada microrregião produtiva, bem como as técnicas corretas, podemos alcançar em breve até 200 sacas por hectare”.

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, destaca que as informações do ECR colaboram para agregar mais valor ao trabalho do produtor. “Além de melhorar a rentabilidade, o uso da semente mais adequada pode reduzir o uso de defensivos, aumentando assim a qualidade do grão”. O diretor da Farsul e coordenador das Comissões de Grãos, Jorge Rodrigues, lembrou também que o estudo aponta também alternativas de plantio, como a safrinha, modalidade ainda não difundida no RS. “Na cidade de Santo Augusto, foram testados cultivares desenvolvidas para safrinha , com bons resultados. O mercado gaúcho já pode contar com mais esta alternativa de produção para soja”.

O chefe da Divisão Técnica do Senar-RS, João Augusto Telles, afirmou que o Senar-RS pode ser um aliado na multiplicação das informações e treinamento dos produtores e trabalhadores rurais para o melhor uso das novas tecnologias.

Os resultados completos do estudo estão na publicação “Desempenho de Cultivares de Soja Indicadas para o Rio Grande do Sul – Safra 2014/2015 estão disponíveis no site da Farsul (www.farsul.org.br) e na página da Fundação Pró-Sementes para o ECR: www.cultivares.com.br. Interessados, também poderão encontrar o conteúdo na sede da Farsul e nos sindicatos rurais do interior. A partir do próximo ano, o estudo será realizado apenas no Rio Grande do Sul.



More news from: Fundação Pró-Sementes


Website: http://www.fundacaoprosementes.com.br/

Published: August 20, 2015

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved