Brazil
May 26, 2015
![](http://www.fundacaoprosementes.com.br/img/20150526093643713578094_m.jpg)
No dia 22 de maio de 2015, a Fundação Pró-Sementes reuniu seus instituidores em Passo Fundo (RS) para a realização da primeira Assembleia Geral Ordinária do ano.
Na ocasião, o diretor técnico e administrativo, José Hennigen, apresentou a prestação de contas referente a 2014, bem como o relatório de atividades do mesmo ano. Ele explicou o encerramento da condução dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, e a estratégia para buscar o incremento na certificação de sementes fora do Rio Grande do Sul. Ele apontou, ainda, a oportunidade para o aumento de oferta de cursos de capacitação profissional no setor do agronegócio. Hennigen também relatou o resultado financeiro das unidades de negócio da Fundação em 2014.
O diretor também submeteu à análise e aprovação dos presentes a proposta de alteração orçamentária da instituição. A mudança, que passa a vigorar já em 2015, divide a entidade em seis unidades de negócio e de apoio com o objetivo de facilitar a análise dos diferentes setores da entidade.
Em seguida, os participantes assistiram à palestra do economista do Sistema Farsul, Rafael Alberton, sobre os custos de produção de trigo. O palestrante explicou que a produção brasileira está concentrada basicamente no Rio Grande do Sul e no Paraná e que o custo operacional total é o maior do mundo. Por outro lado, entre os maiores players mundiais, o Brasil é o que apresenta a menor produtividade e o pior lucro médio por tonelada. “A produtividade do trigo brasileiro não compensa seu custo de produção”, avaliou. Alberton também apontou outros entraves na produção nacional, tais como os altos tributos e a deficiência logística. Para melhorar o desempenho do cereal, o economista aposta no desenvolvimento tecnológico, na segregação do produto e no ajuste tarifário.
Por fim, os instituidores aprovaram a alteração estatutária para ampliação da prestação de serviços oferecidos pela Fundação Pró-Sementes, em Assembleia Geral Extraordinária.