Brazil
May 19, 2015
![](http://www.fundacaoprosementes.com.br/img/20150519090358845766277_m.jpg)
Nos dias 13 e 14 de maio de 2015, os profissionais do setor comercial e de Promoção e Desenvolvimento da Fundação Pró-Sementes participaram de um encontro intitulado “Falando a Mesma Língua”.
O evento foi organizado pela Assistente Comercial Vanessa Souza, e teve como objetivo orientar os profissionais envolvidos sobre as novas estratégias comerciais a serem adotadas pela empresa. O encontro faz parte do Estágio Profissional desenvolvido por Vanessa na área de Promoção e Desenvolvimento.
Sobre o estágio
Para concluir o curso de Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em julho de 2015, Vanessa está realizando o Estágio Profissional no primeiro semestre deste ano na área de Promoção e Desenvolvimento, sob orientação da professora Ivânia Regina de Oliveira e com a supervisão de Franciele Ana Carniel no local de trabalho, que têm por objetivo proporcionar melhorias administrativas e estratégicas no setor.
Na primeira etapa do Estágio, a estudante elaborou ferramentas para a padronização e organização dos trabalhos executados pelos integrantes da equipe de Promoção e Desenvolvimento. Foram criados formulários de registros, e também uma metodologia para controle geral das atividades, por meio de uma planilha de Excel cedida e adaptada por Diego Tessaro, da UPFTec.
A segunda etapa compreendeu a realização do encontro “Falando a Mesma Língua”.
Na terceira etapa, Vanessa deve adequar as novas ferramentas de trabalho ao Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001.
Na quarta e última etapa, ela planeja acompanhar um roteiro de viagem de um dos integrantes da equipe de Promoção e Desenvolvimento para analisar os resultados em curto prazo das mudanças implementadas.
Sobre o encontro “Falando a Mesma Língua”
No dia 13 de maio pela manhã, o diretor da Fundação Pró-Sementes, José Hennigen, o coordenador do setor de Promoção e Desenvolvimento, José Augusto Camara, e a organizadora do evento, Vanessa Souza, conduziram o evento, que aconteceu no auditório da APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do RS), em Passo Fundo. O objetivo da primeira parte do encontro foi orientar sobre a mudança de foco das atividades que visam difundir os materiais licenciados pela Fundação Pró-Sementes, direcionando esforços para o relacionamento com os clientes comerciantes (corretoras e revendas de insumos). Na ocasião, Vanessa entregou os novos Cadernos de Visitas, e orientou quanto ao uso desta nova ferramenta de trabalho, e José Augusto apresentou a nova planilha geral de Controle.
Também foram tratados assuntos gerais de interesse do setor.
No turno da tarde, a equipe participou do workshop “Marketing, Técnicas de Venda e Comunicação”, proferida por Declei José Giacomassa, da Excelência Assessoria Empresarial. Ele abordou temas como organização do tempo, abordagem de clientes, pós-venda e motivação.
No dia seguinte, pela parte da manhã, foi realizada uma visita técnica à Biotrigo Genética, em Passo Fundo, visando conhecer a nova estrutura da empresa parceira, bem como suas metodologias de trabalho. Na tarde do dia 14 de maio, a coordenadora da unidade de Cultivos de Inverno, Kassiana Kehl, conduziu uma reunião de orientação sobre as características das novas cultivares de aveias licenciadas pela Fundação Pró-Sementes. A engenheira agrônoma apresentou a cultivar de aveia preta Agro Quaraí, da empresa Agroalpha, e as cultivares de aveia branca UPFPS Farroupilha e UPFA Ouro, provenientes de uma parceria com a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF. Além disso, Kassiana expôs as características de duas linhagens de aveia preta originárias do programa de melhoramento genético mantido em parceria com a Agroaplha. E, por fim, foram discutidas estratégias comerciais para difusão destes materiais no mercado de sementes.
A organizadora do encontro “Falando a Mesma Língua”, Vanessa Souza, considerou o treinamento muito produtivo tanto para ela enquanto profissional, como para a empresa: “Um evento como este era uma necessidade detectada pelos gestores da Fundação Pró-Sementes, e sua realização atendeu às nossas expectativas”, avaliou.