Brazil
February 13, 2015
No final do mês de janeiro de 2015, o coordenador da unidade de cultivos de verão da Fundação Pró-Sementes, Victor Sommer, e o analista de promoção e desenvolvimento, Renan Canzi Comin, realizaram visitas a agricultores, produtores de sementes e revendas de insumos agrícolas nos estados de Goiás e Minas Gerais.
O objetivo da viagem foi acompanhar a fase final de desenvolvimento das lavouras de soja na região, em especial, o desempenho das cultivares licenciadas pela Fundação Pró-Sementes indicadas para os dois estados.
O roteiro incluiu cidades como Planaltina (DF), Água Fria de Goiás (GO), Formosa (GO), Paranoá (DF), Butitis (MG) e Uberlândia (MG).
Os profissionais observaram parcelas demonstrativas das cultivares FPS Júpiter RR, FPS Antares RR, FPS Atalanta IPRO e FPS Solar IPRO, distribuídas em importantes produtores da região. Apesar de alguns locais visitados terem enfrentado um longo período de seca no início da safra (alguns com até 23 dias sem chuvas), Sommer destacou o bom aspecto visual dos materiais FPS. “A FPS Solar IPRO está especialmente bonita, e a FPS Júpiter RR apresenta tolerância à nematoide, um grande problema na região”, informa o coordenador da unidade de cultivos de verão.
Em Planaltina, eles participaram de um dia de campo organizado pela revenda Tec Agro na Fazenda Vale do Sol. Foram apresentadas parcelas das cultivares FPS Júpiter RR, FPS Antares RR e FPS Solar IPRO.
Em Uberlândia, estiveram nos ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) conduzidos pela RF Serviços Agronômicos Ltda. com o objetivo de verificar a possibilidade de extensão de recomendação das cultivares do portfólio de soja da Fundação Pró-Sementes para a região.
De acordo com Victor Sommer, a viagem foi muito proveitosa. “O trabalho de Promoção e Desenvolvimento atingiu agricultores e revendas de grande relevância na região, o que certamente resultará em uma imagem positiva das cultivares da Fundação Pró-Sementes, por isso deve ter continuidade”, avalia.