Brazil
October 24, 2014
Entre os meses de setembro de outubro de 2014, o colaborador Renan Canzi Comin, do setor de Promoção e Desenvolvimento, percorreu os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. A viagem teve o objetivo de difundir os diversos serviços oferecidos pela Fundação Pró-Sementes para o setor sementeiro da região.
Ao longo de quatro semanas, Comin visitou produtores de sementes, revendas e grandes agricultores, conhecendo, assim, a realidade do setor sementeiro local. Ele distribuiu amostra de cultivares de soja FPS Júpiter RR, FPS Antares RR e FPS Solar IPRO, licenciadas exclusivamente pela Fundação. De acordo com Renan, estes materiais têm uma boa aceitação na região, pois apresentam características buscadas pelos produtores, como ciclo precoce e bom potencial produtivo. “Com a semeadura em locais de diferentes altitudes e características, poderemos ter uma boa fonte de informações sobre o comportamento destas cultivares no centro-oeste e no sudeste”, avalia.
“Mesmo com o fim do período do vazio sanitário, os trabalhos de semeadura da soja estavam parados por falta de chuva, o que deve resultar no atraso da implantação da cultura”, alerta Comin.
Além disso, o colaborador prospectou possíveis parcerias para o desenvolvimento do sistema de Certificação de Sementes na região. Ele também divulgou os cursos oferecidos pela unidade da Capacitação Profissional, tais como a Capacitação para Operadores de UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes), e o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes, realizado em parceria com a UFPel.