Brazil
August 11, 2014
Com o objetivo de difundir informações sobre a semente certificada e incentivar o seu uso, a Fundação Pró-Sementes lança a campanha “Semente Certificada, eu curto”. Visando mobilizar produtores de sementes e agricultores, a campanha conta com uma página no Facebook (https://www.facebook.com/sementecertificada), distribuição de adesivos e ações em eventos do setor.
“Queremos mostrar aos agricultores o valor das sementes melhoradas e de qualidade, e também a importância do seu consumo”, explica o coordenador da unidade de certificação da Fundação Pró-Sementes, Alexandre Levien.
Entre as vantagens do uso de semente certificada destacam-se o controle de gerações, padrão de qualidade garantido pelo produtor de sementes e por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a segurança de estar utilizando um insumo registrado. Além disso, é através da semente certificada que são introduzidos no campo os mais recentes avanços do melhoramento genético vegetal.
Sobre a certificação de sementes
A certificação é um sistema criado internacionalmente para assegurar a autenticidade da semente comercializada, garantindo que o insumo possui as características declaradas pelo produtor na etiqueta da embalagem.
O processo é controlado por um órgão competente que garante que a semente foi produzida de forma que se possa conhecer sua origem genética e de acordo com as normas fisiológicas, sanitárias e físicas previamente estabelecidas.
O sistema verifica os campos de produção e as instalações onde a semente é produzida e armazenada, tendo como base padrões mínimos de pureza varietal e física, germinação e sanidade.
A certificação é um componente muito importante da cadeia de sementes, já que atua em todas as suas etapas, acompanhando a produção, o beneficiamento e a comercialização. “Em um mercado aberto, este é o único método capaz de manter a identidade varietal da semente”, avalia Alexandre Levien.
Sistema de certificação da Fundação Pró-Sementes
A Fundação Pró-Sementes foi a primeira Entidade Certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em acordo com a nova lei de sementes, promulgada em 2003. Desde a safra 2004/2005, presta serviços baseados na agilidade, eficiência, eficácia, segurança e confiabilidade. Atualmente, atende mais de 300 produtores em 9 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Rio Grande do Norte.
São certificadas sementes de espécies de inverno e verão, forrageiras de clima temperado e tropical, entre outras. Em 2013, 203.519 toneladas de sementes receberam o selo de certificação da Fundação Pró-Sementes.