Brazil
May 22, 2014
A Secretaria da Agricultura do Paraná vai reativar, junto à Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), o laboratório oficial de referência de análise de sementes, que deixou de funcionar faz mais de um ano. Esse compromisso foi assumido na manhã do duia 20-05-2014, pelo secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, durante reunião da diretoria da Apasem – Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas, realizada em Curitiba. Ortigara esteve acompanhado do diretor da Adapar, Inacio Afonso Kroetz, do diretor de Defesa Agropecuária, Adriano Ceni Riesemberg, do coordenador da área de Sanidade Vegetal, Afonso Sikora, e de outros funcionários ligados ao setor.

Essa decisão foi bem recebida pelo presidente da Apasem, Raphael Rodrigues Fróes, que elogiou a disposição da Secretaria da Agricultura na busca da reabertura do laboratório. Fróes vinha gestionando pela sua reativação desde que tomou posse, em março do ano passado. Na reunião, Ortigara explicou aos diretores da Apasem que, embora a Secretaria tivesse decidido retomar as atividades do laboratório ainda no início do ano passado, problemas diversos, como o Plano de Demissão Voluntária e a realização, em breve, do concurso para contratação de novos funcionários, contribuíram para a demora na efetivação dessa definição.
O diretor da Adapar Inacio Kroetz explicou que a possibilidade de aproveitamento de profissionais que trabalharam no laboratório pode abreviar o reinício das atividades, “se possível ainda para este semestre”, frisou. Para isso, há necessidade de cumprir os trâmites burocráticos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e resolver pendências imediatas, como a contratação temporária de analistas com experiência, bem como o treinamento de novos profissionais.

Norberto Ortigara enfatizou que sempre teve convicção da necessidade de estruturar um laboratório para dar suporte profissional ao setor de sementes do Paraná, atendendo às demandas de qualidade e certificação. “Queremos um processo de parceria mais amplo com os setores envolvidos, e isso demonstra o zelo do Estado com o que vai para o campo (sementes). Vamos ter um laboratório bem equipado, que em qualquer momento pode ser auditado, com capacidade para fazer um bom trabalho”.

A expectativa da Apasem é de que, no médio prazo, esta estrutura laboratorial possa ser utilizada também para as análises oficiais da fiscalização da produção (Mapa), que atualmente vem sendo exercida pelo laboratório localizado em São José (Santa Catarina). Desta forma, haveria uma maior agilidade no retorno do controle de qualidade dos lotes de sementes produzidos no Paraná.