home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Brasil - Soja apresenta boa adaptação em área de várzea


Brazil
August 19, 2011

A Fundação Pró-Sementes, em parceria com IRGA, realizou durante a safra 2010/11 a avaliação do comportamento das cultivares de soja indicadas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para a região sul do estado.

 

Das cerca de 70 cultivares indicadas para as regiões de Cachoeirinha, São Gabriel e Uruguaiana, a grande maioria apresentou rendimentos de mais de 3 mil kg/ha, produtividade considerada muito boa para a região na condição de solos com problemas de drenagem. O destaque foi para a produtividade de quase 5 mil kg/ha, obtida por uma cultivar em São Gabriel.

 

Cultivares de ciclo super precoce, precoce e médio apresentaram rendimentos semelhantes nas diferentes regiões. Segundo o responsável pela Unidade Estratégica de Cultivos de Verão, engenheiro agrônomo Victor Sommer, os dados sinalizam que os trabalhos devam ser intensificados na próxima safra, inclusive com a necessidade de conduzir ensaios em diferentes épocas de semeadura. Isso porque a região, apesar de ser considerada homogênea pelo MAPA, apresenta grandes variações em solo, clima, altitude e latitude, fatores que influenciam diretamente no desempenho das cultivares. “Há necessidade de ampliarmos a pesquisa a fim de garantir dados confiáveis para os produtores da região que vêem na soja uma excelente alternativa ao cultivo de arroz além de agregar benefícios advindos desta rotação no sistema”, destaca.

 

Para a próxima safra a pesquisa de cultivares de soja na condição de solos com problemas de drenagem deverá ser ampliada, sendo realizada em Camaquã, Dom Pedrito, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Pelotas, São Gabriel e Uruguaiana.



More news from: Fundação Pró-Sementes


Website: http://www.fundacaoprosementes.com.br/

Published: August 19, 2011

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 

 


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved