Painel sobre melhoramento genético apresentou opções de cultivares e como se tornar sementeiro da Embrapa
Brasil
February 20, 2025

Photo: Paulo Lanzetta
O terceiro dia de palestras técnicas no estande da Embrapa focou no melhoramento genético de arroz, presente e futuro. A agenda programada para todo o dia 20 de fevereiro, dentro da programação oficial da 35ª edição da Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, na Estação Experimental Terras Baixas, no Capão do Leão, contou cinco falas técnicas envolvendo o que a Empresa oferece de produto genético, como o produtor rural tem acesso a esse material e como ele poderá ser um parceiro da Embrapa.
Na parte da manhã foi feita uma apresentação de novas ferramentas biotecnológicas que ajudam no desenvolvimento de novas cultivares, a mostra do portfólio de cultivares da Embrapa com um cardápio de opções para atender os objetivos dos produtores de arroz em consonância com as demandas do mercado orizícola e houve a apresentação das características da nova cultivar BRS A709, desenvolvida pela Empresa, pesquisa conduzida pela Embrapa Arroz e Feijão, unidade de pesquisas localizada em Goiânia/GO em parceria com três produtores de sementes. Ela foi apresentada pelo pesquisador José Manoel Colombari Filho. Ao final do encontro foi feito um sorteio para promover o seu uso, onde foram distribuídos um comprovante de retirada de sacos de 320K de semente da BRS A709, sem custos, como forma de fomentar sua produção. Oito produtores da nossa região Sul levaram para casa um comprovante para ser retirado um produto resultante de pesquisa e inovação, disse o pesquisador Elbio Treicha Cardoso, que integrou a programação do dia.
Na parte da tarde foi feita uma abordagem sobre a qualidade de produção de sementes e oportunidades existentes para os produtores rurais serem parceiros na produção vegetal de arroz. Falamos o passo a passo, como é o funcionamento, onde a Empresa foca a sua atuação, onde a Embrapa está atuando e o que é dificuldade pode ser visto como oportunidades, disse o pesquisador Elbio Treicha Cardoso, que conduziu a programação. Após, o diretor executivo da Associação de Produtores de Sementes e Mudas do Sul, a APASSUL, Jean Carlos Cirino, falou sobre o que é a Associação e sua visão para produção de sementes de arroz no RS, identificando as oportunidades em genética, limitações e gargalos.
More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Website: http://www.embrapa.br Published: February 21, 2025 |
The news item on this page is copyright by the organization where it originated Fair use notice |