Brazil
July 8, 2024
teve Hawkins, CEO global da ADAMA, realiza sua segunda visita oficial ao Brasil desde que assumiu a posição em maio de 2023, destacando a importância crucial do País para as operações globais da companhia.
Acompanhado por Romeu Stanguerlin, vice-presidente sênior para América Latina e CEO da ADAMA no Brasil, e pelo time de liderança global da ADAMA, Hawkins cumpriu no final do último mês uma agenda intensa nos estados de Mato Grosso, São Paulo e Paraná. A agenda incluiu reuniões com líderes locais, produtores de cana-de-açúcar, soja e algodão, além de grandes distribuidores e cooperativas.
A visita ocorre em um momento em que o Brasil e a América Latina consolidam sua posição como potências agrícolas globais. O Brasil, líder mundial na produção de soja, é responsável por cerca de 35% da produção global, com uma safra estimada em 155,296 milhões de tonelada para 2023/2024, de acordo com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A América Latina, como um todo, contribui com 54% da produção mundial de soja, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Além disso, o Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo, com uma produção projetada de 111,64 milhões de toneladas, segundo dados mais recentes da Conab para a safra atual, e se consolidou como o maio exportador mundial do cereal em 2023.
"Esses números exemplificam por que o Brasil, e a América Latina de modo geral, são prioritários para a ADAMA, representando ao todo cerca de 30% de nossas operações globais", disse Hawkins. "Fiquei particularmente impressionado com a dedicação e a resiliência dos agricultores brasileiros, que prontamente abraçam inovações que oferecem valor e benefícios tangíveis. As tecnologias inovadoras de formulação da ADAMA Brasil atendem diretamente a essas necessidades", completou.
Como parte da visita estratégica, Elad Shabtai, vice-presidente executivo de Formulação e Suprimentos da ADAMA, acompanhado por Ana Colla, diretora de Operações no Brasil, realizou uma visita técnica à unidade da empresa em Taquari, no Rio Grande do Sul, voltada à produção de ingredientes ativos para fungicidas com foco no mercado de soja e algodão. A visita teve como objetivo mostrar tanto o contínuo suporte da companhia de forma global aos funcionários que tiveram problemas durante a enchente do Rio Taquari, resultado da tragédia climática que abateu o estado, como ressalta o compromisso da ADAMA em fortalecer suas operações locais e aprimorar sua cadeia de suprimentos para atender às crescentes demandas do mercado brasileiro.
Durante a semana da visita, a comitiva executiva teve oportunidade de interagir diretamente com produtores e cooperativas dos diferentes estados. "Nossa visita teve como objetivo obter uma compreensão mais profunda dos negócios de nossos clientes e reiterar nosso compromisso com o investimento contínuo no país", destacou Hawkins.
A escolha do Mato Grosso como parte do roteiro não foi por acaso. O estado, responsável por cerca de 30% da produção de soja do Brasil, representa o dinamismo e a força do agronegócio brasileiro. "É fundamental para nós estarmos próximos dos centros de produção e dos tomadores de decisão que estão moldando o futuro da agricultura no Brasil, como o Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, importantes regiões na produção de soja, milho e algodão" ressaltou Romeu Stanguerlin.