Brazil
February 15, 2011
A Agristar, uma das maiores empresas do Brasil na produção e comercialização de sementes para horticultura, e o IAC - Instituto Agronômico de Campinas, referência no desenvolvimento e transferência de tecnologia e conhecimento agrícola no estado de São Paulo, se uniram para desenvolver um estudo sobre a absorção de nutrientes pela planta e frutos de tomates híbridos desenvolvidos pela Agristar.
A Agristar e o IAC iniciaram a parceria há um ano, porém a coleta de dados de campo e as análises de laboratório e o processamento dos resultados duraram cerca de seis meses. Durante o período, duas espécies de tomates híbridos desenvolvidos pela Agristar - Serato e Dominador - foram avaliados para estabelecer com precisão a quantidade de nutrientes necessária ao melhor desenvolvimento dessas plantas. Com isso, pode-se maximizar o potencial das espécies, o que representa maior rentabilidade ao produtor.
A ideia, segundo o pesquisador do IAC Dr. Luis Felipe Villani Purquerio, é oferecer um pacote tecnológico aos produtores junto com as sementes de tomates que são vendidas. “Com esse pacote, os produtores conseguirãoa alcançar o maximo potêncial produtivo de cada cultivar pois cada uma delas tem sua propria exigência e necessitam da quantidade correta de nutrientes para manter o alto desempenho e alta produtividade”, explica o Dr. Purquerio.
Segundo o pesquisador, com projetos deste tipo, toda a cadeia produtiva fica fortalecida, principalmente o produtor, que evita desperdícios. As informações finais serão repassadas aos produtores pela equipe técnica da Agristar e seus parceiros, segundo o Diretor de Desenvolvimento de Produtos da empresa Maurício Pellegrini Coutinho.
“Nossas metas agora são publicar e direcionar o estudo para aos produtores para que eles possam aumentar sua produtividade e lucratividade, continuar o trabalho junto com o IAC, com novas variedades de tomate e estender o estudo para nossas cultivares de cebola”, informou Coutinho.
Para o diretor da Agristar, estabelecer parcerias com o IAC é um privilégio, já que se trata de um dos principais órgãos de pesquisa do país e é uma grande referência para os profissionais do setor.
FOTO: Dr. Luis Felipe Villani Purquerio, pesquisador do IAC, durante apresentação dos resultados do trabalho realizado em parceria com a Agristar.