Brazil
June 29, 2021

A Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado do Paraná – APASEM tem nova direção para a biênio 2021/2023. Os novos dirigentes tomaram posse no dia 22 de junho. Quem assume a presidência é o produtor de sementes, Henrique Menarim. A cerimônia ocorreu de forma restrita na qual a maioria dos participantes da Assembleia acompanhou a reunião de forma remota, seguindo desta forma os protocolos das autoridades sanitárias para evitar a propagação do coronavírus.
Em sua primeira manifestação como dirigente, Menarim destacou a evolução constante da Associação nos últimos anos e creditou esse crescimento as gestões anteriores que fizeram um trabalho de ponta e focado nas necessidades dos produtores de sementes do Estado do Paraná.
“Nosso objetivo é dar continuidade a essa estratégia que vem se aperfeiçoando ano a ano. Daremos apoio para que pautas como legislação, que já tiveram muitos ganhos, possam evoluir ainda mais em pontos específicos. Também queremos trabalhar forte nas ações de combate à pirataria de sementes, fortalecer a presença dos laboratórios no mercado e ampliar seus serviços, bem como retomar muitas ações que, durante a pandemia precisaram de pausa, mas que com o advento da vacina será passível de retomada”, disse o novo presidente.
Menarim também agradeceu o trabalho desenvolvido pelos antecessores e frisou que junto dos novos dirigentes vão atuar por um setor sementeiro ainda mais forte nos próximos dois anos. “É uma satisfação estar como presidente da APASEM, para realizar um bom trabalho quero poder contar com todos os diretores hoje empossados bem como poder contar com o apoio de todos os associados e daqueles que já passaram pela direção da Associação. Desta forma construiremos juntos uma Entidade ainda mais forte nos próximos anos”.
Balanço
Ao passar o cargo de presidente a Henrique Menarim, o produtor de sementes, Paulo Pinto de Oliveira, que esteve à frente da APASEM nos últimos dois anos, fez um breve balanço das conquistas no período.
“Apesar do momento pandêmico foram muitas as conquistas. Estou feliz por ter estado frente da Associação no ano em que tivemos um grande salto evolutivo em relação as legislações, com a publicação do Decreto 10.586/2000. Evoluímos em todos as frentes estratégicas, planejamos e executamos muitas ações, entre elas as celebrações do Jubileu de 50 Anos da Apasem. Isso vai ao encontro daquilo que nos propusemos a fazer lá atrás, e que foi pactuado no discurso de posse em 2019”, frisou o ex-presidente.
Confira quem são dos novos dirigentes da APASEM – Gestão 2021/2023
Presidente – Henrique Menarim
Vice-Presidente – Paulo Pinto de Oliveira Filho
Primeiro Secretário – Josef Pfann Filho
Segundo Secretário – Antonio Alberto
Primeiro Tesoureiro – Roberto Destro
Segundo Tesoureiro – Romildo Birelo
Conselho Fiscal
Titular – Flavio Turra
Titular – Ralf Udo Dengler
Titular – Felipe Antonio de Oliveira
Suplente – Edson Pagé
Suplente – Genésio Bortoli
Suplente – Rodrigo Namur
O novo presidente da APASEM, Henrique Menarim destacou também os objetivos da nova direção que assume a Associação. Confira:
LEGISLAÇÃO
Nos últimos dois anos foram intensos as discussões e mudanças no setor, quando falamos de legislação.
Recentemente entrou em vigor o novo marco legal, que normatiza a produção de sementes. Muitas coisas mudaram, mas um dos pontos mais importantes é que o Ministério está preocupado com a autorregulação da produção o que agiliza os processos e permite que tudo possa ser auditado mais rapidamente.
Temos muito trabalho pela frente com as Instruções Normativas, mas temos certeza que com o apoio da nossa diretoria, associados e da nossa equipe, alcançaremos os nossos objetivos na construção de um setor forte, beneficiando quem produz com qualidade de acordo com a lei.
A Apasem sempre participou na construção e na discussão da legislação do setor de sementes. Um dos nossos diretores, Ralf Udo Dengler, coordenou o grupo de elaboração do novo decreto e atualmente, coordena a discussão das novas Instruções Normativas complementares.
Continuaremos dando apoio e sugerindo melhorias contínuas para crescimento e desenvolvimento do setor.
LABORATÓRIOS
Nas últimas gestões tanto o laboratório de Toledo quanto o de Ponta Grossa, receberam investimentos para sua modernização e ampliação buscando oferecer aos nossos clientes e associados um serviço de alta qualidade. Atualmente, o LAS de Ponta Grossa está certificado junto ao MAPA para execução de análise de sanidade de sementes e para os próximos anos esperamos uma demanda crescente por este tipo de análise.
SEMENTE DE QUALIDADE
É de fundamental importância fortalecermos cada vez mais a campanha contra a pirataria de sementes. Para que isso seja possível, será imprescindível a participação dos obtentores para angariar fundos para a manutenção e ampliação da campanha atingindo todos o Estado do Paraná.
Nesta nova gestão daremos continuidades aos trabalhos já muito bem executados pela gestão anterior, e o combate à pirataria de sementes será uma constante. A busca por novos associados com objetivo de fortalecer cada vez mais a associação para atingirmos êxitos nas mais diversas demandas do setor sementeiro no Estado também estará entre as nossas prioridades.
JUBILEU DE OURO
Comemorar meio século de existência é um marco para qualquer instituição. Relembrar o passado e homenagear quem participou ativamente na construção dessa sólida Associação é de suma importância.
Além de celebrar precisamos planejar e pensar o futuro.
O insumo mais importante na produção é a semente. Produzir com qualidade, alta produtividade e sustentabilidade é o que a sociedade espera e o que temos feito nesses 50 Anos.
Produzir semente de qualidade e incentivar o uso de sementes certificadas fará com que tenhamos aumento na produtividade e consequentemente aumento na produção. O mundo precisa de alimentos. A Apasem e seus associados continuarão contribuindo com a agricultura paranaense e brasileira primando por qualidade.