Brazil
May 11, 2021
As sementes consistem no insumo mais importante no planejamento da safra do produtor. Cada semente carrega consigo um pacote tecnológico acoplado que define a região adequada em que ela deve ser plantada e a resistência a pragas e doenças, além do potencial produtivo determinado por sua genética.
Diferentemente de um grão que germina, as sementes possuem atributos específicos, como alto poder germinativo, sanidade e vigor, que resultam em plantas vigorosas e de alto desempenho.
A produção de sementes certificadas é realizada por multiplicadores idôneos que possuem cadastro no Renasem (Registro Nacional de Sementes e Mudas) junto ao Ministério da Agricultura. Quando o produtor adquire estas sementes, é disponibilizado um laudo técnico com todas as informações referentes ao produto.
As sementes certificadas são produzidas de acordo com vários protocolos de qualidade, possuem rastreabilidade e controle de gerações, o que garante, ao final do processo, um material de alto padrão. Além disso, estas sementes são acompanhadas por um responsável técnico durante todas as fases de sua produção e beneficiamento.
Vale lembrar que a cada safra os custos de implantação da lavoura têm aumentado, portanto, este investimento tem que ser realizado com segurança e garantia.
Pensando na rastreabilidade, é planificado todo o processo de produção e disponibilizado ao cliente. Diante disso, o produtor tem segurança quando tiver a necessidade de recorrer a essa informação, desfrutando de uma maior assistência e confiança.
Dentro de um processo de produção de sementes certificadas, são eliminadas misturas, tanto genéticas, quanto físicas. Outro ponto importante é em relação à qualidade fitossanitária, já que muitas doenças podem ser transmitidas pelas sementes. Dessa forma, os cuidados nos processos de produção e comercialização evitam que estas estejam contaminadas com patógenos.
Já sobre as instituições, ao comprarmos sementes certificadas incentivamos as empresas de pesquisa e melhoramento, já que ajudamos a aumentar o retorno de investimento ao contínuo desenvolvimento de novas cultivares, as quais, anualmente, trazem ganhos de produtividade, maior tolerância às doenças, novas biotecnologias etc..
Portanto, as sementes certificadas trazem benefícios muito importantes aos agricultores, e isso não se dá apenas pela garantia de qualidade, mas pelo conjunto de características que fazem parte deste processo – que vai desde a rastreabilidade e melhoramento genético, até a maior produtividade das lavouras.
Sem sombra de dúvidas, as sementes certificadas proporcionam maior rentabilidade ao produtor, agregando positivamente em toda a cadeia produtiva.
Autor: Carlos Alberto Martinelli – Coordenador de Desenvolvimento Brasmax