O Futuro do Desenvolvimento Tecnológico da Agricultura Brasileira
Brazil
April 29, 2014
A agropecuária brasileira construiu uma história de sucesso nos últimos 40 anos. Até os anos 1970, o crescimento da agropecuária era baseado na expansão das áreas de cultivo, pois convivia com baixos índices de produtividade. O investimento do Brasil em ciência e tecnologia e a presença de agricultores dinâmicos e competitivos mudaram essa realidade e fizeram do País um dos maiores produtores mundiais de alimentos, fibras e energias renováveis.
Entre 1970 e 2013, a produção brasileira de grãos teve uma expansão de quase oito vezes, resultante dos ganhos contínuos de produtividade, devidos à incorporação de novas tecnologias ao processo produtivo. Os produtores se beneficiaram. Os consumidores, também. Em 2013, cada trabalhador gastou com a cesta
básica cerca de metade do valor, em preços reais, que gastava em meados dos anos 1970. No período de 1994 a 2011, a cadeia de valor agropecuária (insumos, agropecuária, agroindústria e distribuição) respondeu, em média, por cerca de 24% do PIB do País.
A produção agropecuária tem hoje o desafio de continuar se desenvolvendo, de forma sustentável, em tempos de mudanças rápidas e rompimento de paradigmas. (...)
O sistema de pesquisa e inovação – integrado por uma rede de conhecimento que reúne organizações de todo o País – precisará estar preparado para responder a demandas por uma produção agropecuária cada vez mais complexa e exigente. Assim, identificar sinais de mudanças relevantes e fornecer informações que apoiem a tomada de decisão, dos setores público e privado, aumentando sua capacidade de responder às oportunidades e aos riscos que se apresentarem ao setor, é insumo crucial para o desenvolvimento tecnológico da agropecuária no futuro. É esse o desafio do Agropensa, o Sistema de Inteligência
Estratégica da Embrapa.
O Agropensa, lançado em 2013, durante as comemorações dos 40 anos da Embrapa, é um sistema que opera em rede, visando à produção e à difusão de conhecimentos para apoiar a formulação de estratégias de pesquisa e desenvolvimento e inovação. (...)
Como primeiro grande resultado do Agropensa, foi produzido o documento Visão 2014–2034: o futuro do desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira. O estudo é resultado da construção coletiva, organizado a partir de análises, seminários e painéis com especialistas que envolveram mais de 200 profissionais de Unidades da Embrapa e de instituições parceiras, nacionais e internacionais, além de representantes das cadeias produtivas agropecuárias nacionais.
Trecho do texto de apresentação da publicação "Visão 2014–2034: O Futuro do Desenvolvimento Tecnológico da Agricultura Brasileira".