Brazil
July 9, 2012
A pesquisadora da Embrapa Soja, Mariangela Hungria, vencedora do prêmio Frederico de Menezes Veiga de 2012, é capa da primeira edição da revista "XXI - Ciência para a Vida", lançada pelo Diretor-Presidente da Embrapa, Pedro Arraes, em 18 de junho, durante o Dia da Agricultura e Desenvolvimento Rural, evento da agenda paralela da Rio+20, no Rio de Janeiro (RJ).
A reportagem de capa aborda a tecnologia de fixação biológica de nitrogênio (FBN), que permite a substituição total ou parcial de adubos nitrogenados industrializados de origem fóssil, em várias culturas. Os trabalhos de Hungria com a fixação biológica de nitrogênio se destacaram como uma das tecnologias de maior sucesso para a baixa emissão de carbono. A pesquisadora realizou mais de 150 estudos em todas as regiões produtoras do Brasil, de Roraima ao Rio Grande do Sul, tendo lançado mais de 20 tecnologias relacionadas à FBN com a soja, com implicações diretas na melhoria da qualidade dos inoculantes, no processo de inoculação, na legislação brasileira e no desempenho simbiótico.
A nova publicação foi apresentada a algumas das principais instituições de pesquisa agropecuária do mundo. A proposta da revista é mostrar, de forma profunda, mas com uma linguagem acessível, novidades, avanços e grandes marcos da pesquisa agropecuária brasileira, realizada pela Embrapa, por universidades e por outras instituições científicas. Além disso, é uma das maiores divulgadoras da tecnologia, em nível nacional e internacional, abrangendo desde dias de campo a congressos internacionais.
A publicação pode ser acessada pelo endereço: http://midiadigital.jor.br/revista/