home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Painel durante Show Rural discute o futuro do mercado da semente no Brasil


Brazil
February 6, 2019

Campanha contra a pirataria, encabeçada pela APASEM/ABRASEM ganha abrangência nacional e será lançada oficialmente na próxima quinta-feira (07) em Cascavel

 

O Brasil está entre os países latino-americanos em que a pirataria de sementes mais se expande a cada ano. Estima-se que, de tudo que é colocado em campo no território nacional, 30% tenham sementes ilegais como ponto de partida. Os números apontam para porcentagens gritantes como a cultura do feijão, por exemplo, que chega a cifras de 90%. Já a popular soja, tem 35% de suas sementes adquiridas no mercado paralelo.

Os prejuízos para o agronegócio também são proporcionais. Segundo levantamento realizado em 2018 pela Associação Brasileira de Sementes e Mudas – ABRASEM, as cifras alcançam R$2,5 bilhões ao ano, sendo que, somente no Paraná o valor chega a R$464,1 milhões anuais.

Frente a esses números, a ABRASEM junto com a Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas – APASEM -,promovem no próximo dia 07/02, durante a realização do Show Rural Coopavel, o Painel ‘Os Desafios da Produção de Sementes no Brasil’.

Entre os convidados está o presidente executivo da ABRASEM, José Américo. O executivo será um dos palestrantes durante o painel, que ainda vai contar com a presença de Ildomar Ivan Fischer (MAPA), Marcílio Martins Araújo (ADAPAR) e Marco Palhano (PRF).

José Américo, que tem vasta experiência no mercado de sementes nacional e internacional,  dará um panorama do setor, discorrendo sobre os principais desafios e as perspectivas para quem atua no mercado de sementes. Para a ABRASEM,  inúmeros são os fatores que têm incentivado a prática da pirataria de sementes em todo o país. Entre eles está a falta de informação de quem adquire esses produtos no mercado paralelo, ignorando os riscos desta prática.

“Quem compra sementes ilegais está abrindo a porteira para inúmeros problemas que vão desde colocar em risco a sua própria lavoura, bem como não contribuir para o desenvolvimento mais rápido de toda a cadeia do agronegócio, uma vez que a prática desestimula a realização de novas pesquisas”, afirma José Américo.

Na sequência a sua explanação, as instituições farão o lançamento da campanha nacional contra a pirataria de sementes. Com o slogan “Semente Pirata Espanta a Produtividade”, a mesma vai trazer para discussão o quanto a pirataria no campo é corrosiva e os riscos que corre o produtor que opta por essa prática no mercado paralelo. “Nos anos anteriores, associações como APASEM (PR) e APASUL (RS), fizeram campanhas em seus estados e os resultados foram expressivos. Agora vamos tratar da pauta de forma integrada e em todo o Brasil. Os resultados deverão ser ainda mais expressivos”, destaca José Américo.

Campanha

Ao longo de 2018 as diferentes entidades brasileiras que representam o setor de sementes se uniram para discutir alternativas para barrar a prática da pirataria no campo. Entre as ações decidiu-se realizar a campanha de conscientização em âmbito nacional, uma vez que a problemática não se restringe a determinada região, mas é algo que atinge todos os estados.

Elaborada para ser trabalhada ao longo de 2019, a campanha leva o mote de “Semente Pirata Espanta a Produtividade”. A ideia é mostrar que quem utiliza o produto pirata pensa muitas vezes no fator econômico, e acaba não só se auto-prejudicando, como também repassando a conta para todo o agronegócio.

Apoio

A campanha contra a pirataria de sementes encabeçada pela ABRASEM em parceria com todas as associações estaduais, tem o apoio no Paraná de grandes instituições ligadas ao agronegócio paranaense, entre elas o Sistema Ocepar, Sistema Faep, Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Sindicato Rural, além da APASEM e BRASPOV. Também no Paraná, em 2019 a Polícia Rodoviária Federal fez a adesão à causa.

 

Serviço

Painel “Os Desafios da Produção de Sementes no Brasil”

07 de fevereiro das 14h às 15h30

Estande do AREAC – Show Rural

Palestrantes

José Américo  - Presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas  – ABRASEM

Ildomar Ivan Fischer - Ministério da Agricultura e Abastecimento – MAPA

Marco Antonio Palhano - Polícia Rodoviária Federal – PRF

Marcílio Martins Araújo - Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - ADAPAR



More news from: Biotrigo Genética


Website: http://www.biotrigo.com.br

Published: February 7, 2019



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved