Brazil
October 22, 2013

Produtores, pesquisadores, técnicos, extensionistas e demais interessados em conhecer os projetos relacionados ao enfrentamento das pragas que atacam o tomateiro, de indústria e de mesa, têm agora uma importante ferramenta à disposição. Desde o dia 14 de outubro, quem abrir a página da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) na internet vai ter acesso ao site “Doenças do Tomateiro”, repositório das informações referentes ao projeto “Diagnóstico e Controle de Pragas em Sistemas de Produção de Tomate”, coordenado pela pesquisadora Alice Nagata.
E não são poucas as linhas de pesquisa contempladas no site. Apresentado durante workshop realizado no dia 22 de março de 2013, o projeto, com vigência de três anos, foi dividido em seis subprojetos, com os respectivos Planos de Ação (PA) sob a responsabilidade de pesquisadores que atuam na área de fitossanidade da Unidade. Segundo a pesquisadora, alguns dos trabalhos relacionados a doenças do tomate que já vinham sendo desenvolvidos em diferentes planos foram aglutinados nesse projeto único. “E o site passou a ser o espelho onde todas as ações serão refletidas, o que representa uma oportunidade de proceder a registros de novos realinhamentos, a partir dos relatórios que foram produzidos”, explica.
Exemplo disso, segundo ela, foi a ascensão da helicoverpa armigera, recentemente identificada, e que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição. “Quando da concepção do projeto, a traça-do-tomateiro estava no topo da lista das ameaças ao tomateiro; com a descoberta da nova lagarta, tivemos que trocar as prioridades”, anota Alice. “E o site permite que esse novo cenário apontado em relatório seja registrado”, acrescenta.
CONTEÚDO
Idealizador do site, o publicitário Henrique Carvalho, do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Unidade, informa que a página é de fácil acesso e, “com alguns cliques”, todo o acervo disponível sobre as doenças do tomateiro estará disponível para o usuário. “No site, estarão disponíveis e frequentemente atualizadas todas as linhas de pesquisa de cada componente, assim como os resultados expostos nos relatórios, e ainda agendas de eventos relacionados ao tema.”
Atenção para o endereço: www.cnph.embrapa.br/fttomateiro/index.html