home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Solution Page

Solutions
Solutions sources
Topics A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
  Species
 

Empregados da Embrapa e sementeiros recebem informações sobre detecção de doenças do arroz


Brazil
March 13, 2013

Fotos: Sebastião Araújo

A Embrapa Arroz e Feijão realizou, na sexta-feira (8), o "Curso Prático de Identificação, Avaliação e Manejo de Doenças da Cultura do Arroz", dedicado à Transferência de conhecimento sobre o tema aos empregados da Unidade, da Embrapa Produtos e Negócios e, ainda, para Sementeiros licenciados pela Embrapa. O curso começou às 8h, na sede da Embrapa & Escola, com o pré-teste do Método Soma, aplicado pelo Analista de Transferência e Tecnologia da Unidade, Glays Matos, por meio do qual os participantes registraram seus conhecimentos reais sobre o tema.

Após o pré-teste, os participantes do curso se dirigiram à área de manejo da cultura e do melhoramento de arroz da Embrapa Arroz e Feijão, para a parte prática. O coordenador do curso, Carlos Martins Santiago, fez a abertura dos trabalhos no campo, falando sobre a necessidade de atualização constante no tema, pela também constante evolução dos problemas. “Os sintomas se parecem e se não estiver com o olhar bem treinado há o risco de se enganar no diagnóstico. Uma das premissas do bom resultado no manejo é o bom diagnóstico”, afirma Carlos Santiago.

Em seguida, as pesquisadoras, Marta Cristina de Filippi e Valácia Lobo, passaram a conduzir as ações. Os participantes foram levados por elas a andar pela lavoura, visando à detecção de possíveis problemas para que fosse levantada a origem e a identificação do mesmo. A primeira das áreas visitadas é dedicada exatamente às experiências sem prevenção de doenças, com várias cultivares infectadas com os diversos problemas que atacam o arroz, como: a Brusone, escaldadura, mancha parda, mal do pé, queima da bainha, etc. A segunda já se destina aos ensaios com manejo, para que se evite a ocorrência das doenças.

À tarde, 13h, no prédio da Embrapa & Escola, as pesquisadoras Valácia e Maria Cristina passaram às explicações e aos embasamentos teóricos do que foi percebido em campo. Com base em fotos, os participantes do Curso foram identificando as doenças, demonstrando a assimilação do que foi passado pela manhã, e, à medida que surgiam novas dúvidas, as pesquisadoras esclareciam os questionamentos.

Ao final do curso, às 16h, aconteceu o pós-teste do Método Soma, para aferir o conhecimento adquirido no Curso.


 



More solutions from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: March 13, 2013

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved