Brazil
April 6, 2016
A diretoria do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) se reuniu, nesta terça-feira (05) com representantes regionais do Núcleo de Sementeiros, vinculado à Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul), com sede em Passo Fundo. Participaram, além do presidente do Instituto, Guinter Frantz, e do diretor técnico, Maurício Fischer, oito sementeiros de vários municípios, representantes das seis regiões arrozeiras do Estado.
Participaram ainda, o gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Athos Gadea, o presidente do Núcleo de Sementeiros, Valdemir João Simão, e pesquisadores da Seção de Sementes, da Divisão de Pesquisas de Cachoeirinha, os engenheiros agrônomos Flávia Tomita e Gustavo Soares.
O objetivo da reunião foi a retomada das ações conjuntas entre Instituto e núcleo e para isso, foi montada uma agenda comum que tem como foco principal realizar campanha conjunta para fomentar o uso de sementes certificadas. A campanha será divulgada em eventos, dias de campos, seminários, com enfoque sobre a importância da semente certificada. Também devem ser feitas ações de verificação sobre o uso de semente certificada em relação à área de arroz do Estado e alerta sobre os riscos do uso das sementes sem origem, chamadas “bolsa branca”.
O objetivo é aumentar a participação da semente certificada na área de um milhão de hectares do Estado, com seu uso restrito a apenas aproximadamente 50%. Também foi definida a participação do núcleo junto com o Instituto no edital da multiplicação de sementes Irga, a fim de agilizar o processo de licenciamento. Uma nova reunião deverá ocorrer na segunda quinzena de maio e deve reunir todos os produtores de sementes do Estado. Junto deve ser promovido seminário com palestras técnicas voltadas ao setor, com a participação de outras instituições obtentoras de cultivares como Embrapa, Basf e Ricetec.