Embrapa contribui com recordes de produção de hortaliças no Distrito Federal
Brazil
December 1, 2010
A produção de hortaliças no Distrito Federal tem batido recordes nos últimos anos. De acordo com a Emater-DF, em 2009 foram produzidas mais de 207 mil toneladas e a expectativa é de crescimento de 21% este ano. A eficiência também é destaque, segundo o coordenador do programa de olericultura (cultivo de hortaliças) do órgão de extensão rural da capital, Romério Andrade, o DF tem a maior produtividade média de hortaliças no Brasil.
Um dos fatores para o sucesso do setor, que gera cerca de 30 mil empregos diretos e 10 mil indiretos, é a adoção de tecnologia pelos produtores, fruto da parceria entre Emater-DF e Embrapa Hortaliças (Brasília-DF). Segundo Romério Andrade, a adaptação e o desenvolvimento de tecnologias nas áreas de manejo da fertilidade do solo e de nutrição de plantas estão entre as principais contribuições da pesquisa agropecuária para os produtores do DF.
Entre as tecnologias que transformaram a produção de hortaliças e até mesmo mudaram a paisagem no DF, o agrônomo da Emater-DF destaca o cultivo protegido, realizado em casas de vegetação, popularmente conhecidas como estufas. Segundo informações da Emater-DF, o Núcleo Rural da Taquara possui a maior concentração de casas de vegetação do País. O principal produto da região é o pimentão, cuja produtividade supera 200 toneladas, sete vezes maior que a média nacional. De acordo com Romério Andrade, outro conjunto de tecnologias que têm contribuído com o sucesso da produção de hortaliças no DF é o manejo de irrigação, fundamental para reduzir os custos de produção e preservar o meio ambiente.
Além das pesquisas, o agrônomo destaca a disseminação, pela Emater-DF, do sensor de Irrigação Irrigas, desenvolvido pela Embrapa Hortaliças, entre os agricultores do Distrito Federal. A adoção do aparelho foi a alternativa encontrada pelo órgão de extensão para garantir a produtividade no DF após a determinação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), que restringiu o uso de água no meio rural para garantir o abastecimento das áreas urbanas.
O Irrigas é um equipamento barato e de fácil utilização, que informa ao produtor quando irrigar e quanta água deve ser aplicada a cada irrigação. A tecnologia foi implantada em 11 áreas de produção localizadas em núcleos rurais da capital, em diferentes culturas e nos sistemas de irrigação por aspersão e gotejamento.
A agricultura orgânica também tem se beneficiado pela parceria entre Embrapa Hortaliças e Emater-DF. Em 2006, as duas instituições, em conjunto com o Sebrae-DF, o Sindicato dos Produtores Orgânicos do Distrito Federal (Sindiorgânicos) e o Senar-DF, criaram o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Agricultura Orgânica do Distrito Federal (CDTOrg-DF), um consórcio que tem como finalidade realizar atividades de pesquisa e capacitação voltadas ao desenvolvimento do setor.
More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Website: http://www.embrapa.br Published: December 1, 2010 |
The news item on this page is copyright by the organization where it originated Fair use notice |