Portugal
March 15, 2021

Para conhecer as primeiras variedades comercializadas pela Semillas Fitó é necessário retroceder aos finais do século XIX. Em 1880, Ramon Fitó fundou a empresa que hoje conhecemos como Semillas Fitó e iniciou a sua atividade agrícola em Sant Martí de Provençals (no atual distrito de Poblenou).
A principal atividade da propriedade era a produção de hortaliças (tomates, beringelas e pimentos), complementada com a venda de plantas para agricultores. Com o passar dos anos, a empresa acabaria por se concentrar exclusivamente na produção de plantas.

Como resultado da seleção e a melhoria de sementes que Ramón Fitó passou a realizar, foram obtidas variedades como o tomate Tres Cantos, a beringela preta longa e o pimento de Reus, todas elas com um marcado caráter mediterrânico de sabor e gosto muito apreciado pelo consumidor.
Ao longo dos seus mais de 140 anos de melhoria e de investigação, a Semillas Fitó continuou a desenvolver muitas variedades de sucesso de tomates, beringelas e pimentos, e a deixar para segundo plano as primeiras variedades que lançou no mercado.
Embora a empresa tenha atualmente um catálogo com mais de 400 referências entre as suas quatro divisões, não esqueceu as suas origens e as três variedades com que iniciou a sua atividade continuam bem presentes na Semillas Fitó, embora com um papel mais secundário no catálogo da divisão de Hobby.