Brazil
March 28, 2016
A produção de arroz orgânico está em expansão na região de Araranguá. No município de Meleiro, 10ha estão sendo cultivados no sistema orgânico. Para incentivar a atividade a Epagri instalou no município uma Unidade Demonstrativa (UD) com Arroz Tipo Especiais Orgânico, na propriedade dos agricultores Elizabete e Edio Bonfante. A família cultiva arroz orgânico há oito anos, a produção é certificada pela Ecocert e comercializada através da Cooperativa Coopersulca.
O experimento avaliou as diferentes densidades de semeadura dos cultivares SCS 119 Rubi e SCS 120 Onix e o desenvolvimento do cultivar SCS Tio Taka. Para divulgar o resultado da UD foi realizado Dia de Campo em 25 de fevereiro, com participação de 17 famílias de agricultores, técnicos e o coordenador do Programa Grãos no Estado de SC, engenheiro-agrônomo Donato Lucietti. Os agricultores conheceram dados de produtividade, técnicas de preparação do solo, manejo da lâmina de água e diferentes densidades de semeadura.
O líder do Projeto Grãos no Sul do Estado, engenheiro-agrônomo Douglas George de Oliveira, salientou a importância do manejo adequado da lâmina de água para o controle de plantas espontâneas no sistema de cultivo orgânico. Ele recomendou também o uso do marreco de pequim para ajudar no controle das plantas invasoras e de alguns insetos da lavoura.
Douglas afirma que a produção orgânica pode trazer vários benefícios ao produtor, como ficar livre de trabalhar com produtos tóxicos, reduzir o impacto da produção no meio ambiente e produzir um alimento mais saudável ao consumidor. Do ponto de vista econômico, o arroz orgânico também tem aspectos positivos em relação à produção convencional. Mesmo com uma produtividade menor, o seu preço de venda é 20% maior e seu custo de produção é muito inferior, oferecendo uma boa lucratividade ao agricultor.
O agricultor Edio Bonfante relata que “a mudança do sistema de cultivo convencional para o cultivo orgânico foi pensada inicialmente para cuidar da saúde da família e produzir um alimento saudável”. Atualmente estão sendo cultivados na propriedade 7ha de arroz orgânico branco, 2ha de arroz Rubi e 0,7ha de arroz-cateto.