home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Market Page

Market data
Market data sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Brasil - Área com transgênicos atinge 40,2 milhões de hectares na safra 2013/14


Brazil
December 18, 2013

O crescimento foi de 6,8%, ou 2,4 milhões de hectares, em relação à safra 2012/13. Destaque para a cultura do algodão, que atingirá 56,8% de adoção, segundo dados do 2º relatório de acompanhamento da Céleres
 

 
São Paulo – A área plantada com sementes geneticamente modificadas – soja, milho e algodão – no Brasil deve atingir 40,2 milhões de hectares no ano agrícola 2013/14, o que representa uma evolução de 2,4 milhões de hectares, ou seja, 6,8% em relação à safra anterior. As informações são do 2º levantamento de adoção da biotecnologia no Brasil, realizado pela consultoria Céleres.
 
“O crescimento da produtividade ainda mantém a adoção da biotecnologia em alta, verificado nas três culturas transgênicas. Mesmo com o custo da semente geneticamente modificada ser um pouco superior à convencional, fatores como o aumento de rendimento do produto final, redução no custo de produção e benefícios indiretos, como a facilidade de manejo, contribuem com a evolução da biotecnologia verificada nos últimos anos”, explica o CEO da Céleres, Anderson Galvão.
 
A soja mantém-se na liderança, com um total de 27 milhões de hectares (67,2% da área total), seguida pelo milho. Somando-se as safras verão e inverno, o cereal ocupa 12,5 milhões de hectares (31,2% do total com culturas transgênicas). Por último, o algodão representa 1,5% da área total, ou 0,61 milhão de hectares.
 
Algodão transgênico avança
 
O crescimento da adoção do algodão geneticamente modificado foi destaque nesta edição do levantamento. A cotonicultura transgênica atingirá 56,8% de adoção, um aumento considerável em relação à 2012/13, quando a adoção era de 49,4%. A área total de algodão GM aumentou 35,7%, ou 160 mil hectares, relativamente ao ano 2012/13, acompanhando o aumento total de área da fibra.
 
“O ataque intensivo de lagartas sofrido na última safra tem sido um fator importante no aumento da adoção do cultivo geneticamente modificado. Mesmo que o algodão transgênico plantado na última safra não fosse totalmente resistente ao ataque de lagartas quarentenárias (lagarta da maçã ou helicoverpa armigera), a repressão da infestação desta praga por parte da tecnologia GM é um fator decisivo no aumento do cultivo”, comenta Anderson.  

 
Soja e milho
 
Na análise por cultura, a soja transgênica representa 91,1% da área total semeada com a oleaginosa, crescimento de 9,4% em relação à safra anterior. Já no caso do milho, a safra inverno ocupa a segunda posição, com 89,9% da área total. Na safra verão, a taxa de adoção de híbridos transgênicos atingirá 71,1% do total semeado com o cereal. Considerando a área total de milho, a adoção de biotecnologia totalizará 81,5%, ou 12,5 milhões de hectares.
 
Na comparação com a safra anterior, esse número permanece quase estável, com avanço de 0,9%. Mas, ao comparar com a safra 2008/09, primeiro ano de adoção do milho transgênico, o aumento foi de 11,38 milhões de hectares.
 
Em relação à adoção por tratamento, a tolerância a herbicida continua na liderança, com 25,9 milhões de hectares ou 64,5% do total. A segunda maior área será ocupada pelos tratamentos combinados, já presente nas três culturas, chegando em 7,8 milhões de hectares ou 19,3% da área total. Por último, a resistência a insetos, de forma isolada, atingirá 6,5 milhões de hectares ou 16,2% da área total dos tratamentos.
 
No levantamento por Estados, o avanço da tecnologia transgênica segue firme nos principais produtores do País, mas com destaque importante nas regiões de nova fronteira agrícola, como o BAMAPITO (oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí e leste do Tocantins). Tocantins, por exemplo, apresenta um crescimento de 25,3%, comparando à safra anterior.
 
Mato Grosso continua liderando, com um total de 10,9 milhões de hectares cultivados com transgênicos. Em seguida, aparece o Estado do Paraná, com 7 milhões de hectares e, logo depois, o Rio Grande do Sul, com 5,5 milhões de hectares.
 
 


More news from: DuPont Pioneer Sementes


Website: http://www.pioneersementes.com.br/

Published: December 18, 2013

 
 

Better Food Venture's
AgTech Landscape 2019

 

 

2019 THRIVE Top 50
landscape map

 

Concentration in Seed Markets - Potential Effects and Policy Responses

(OECD December 2018)
 

Visualizing Consolidation
in the Global Seed Industry
1996–2018

Seed Industry Structure
1996-2018

Phil Howard
Associate Professor
Michigan State University


 

2017 Seed Company Family Tree
Ccreated Septebmer 2017
by Robert Walsh
WaSoo Farm, Elk Point, South Dakota

Syngenta Brands Family Tree
Ccreated January 2017 by Robert Walsh, WaSoo Farm, Elk Point, South Dakota

 
Rabobank's
World Vegetable Map 2018

 

 


Archive of the MARKETS section

 

 

 


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved