home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Market Page

Market data
Market data sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Área com canola aumenta no Rio Grande do Sul


Brazil
July 18, 2013

Source: Emater/RS- Ascar via APPASUL

A Emater/RS-Ascar realizou a primeira Pesquisa sobre Intenção de Plantio no RS para a cultura da canola, que mostra um avanço na área plantada no Estado de 13,65% sobre a de 2012 (IBGE). A área estimada ficou em 27.982 hectares e a produtividade esperada inicialmente é de 1.287 quilos por hectare. Segundo o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, essa estimativa indica uma produção de 32,01 mil toneladas dessa oleaginosa. A região que teve maior incremento de área foi a Noroeste, com, 57% de aumento, devendo semear cerca de 4.800 hectares. A cultura mantém-se ainda na fase majoritária de desenvolvimento vegetativo e iniciando a floração, apresentando lavouras com bom stand.

Também para a cevada a Emater/RS-Ascar realizou a primeira pesquisa sobre Intenção de Plantio no Estado. Diferentemente da canola, a cultura teve redução de área de 5,8%. A área estimada ficou em 43.540 hectares, que com um rendimento inicial de lavoura de 2.900 kg/ha, poderá chegar a uma produção de 126,3 mil toneladas. No momento, a lavoura passa pelas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo. A cultura evolui normalmente, com padrão e sanidade muito bom.

Com as condições meteorológicas colaborando durante o último período, os triticultores puderam avançar de forma significativa o plantio da safra 2013, encaminhando-a para seu final. No momento, o percentual de área semeada com trigo atinge 96%, sendo que 92% já germinaram. Apenas poucas áreas dos Campos de Cima da Serra e do Sul do Estado ainda restam para serem concluídas. Os atuais percentuais estão dois pontos acima daqueles verificados nos últimos cinco anos A temperatura e a umidade também estão propiciando condições favoráveis ao bom desenvolvimento das lavouras, dando a elas um bom padrão, sem a presença de doenças fúngicas e pragas, em que pesem alguns períodos de alta umidade pelo período da manhã.

Já está no final o plantio da safra de morango, restando algumas lavouras nas partes de maior altitude dos Campos de Cima da Serra. No Vale do Rio Caí e Serra, o plantio foi concluído a poucos dias, face ao atraso do recebimento das mudas importadas. Esse retardo está se tornando comum e desagradando os moranguicultores, principalmente aqueles que cultivam a frutífera nos locais mais quentes, pois se fosse plantada na época ideal, teriam a possibilidade de antecipar a colheita e receberiam preços diferenciados. Regiões de mesoclima mais quentes e que cultivam no sistema protegido em substratos, pela antecipação da poda, já estão iniciando a colheita, com frutos de ótimo aspecto e calibre. Preço médio para frutas de primeira qualidade em R$ 12,00 o quilo.

A ocorrência de dias ensolarados e temperaturas mais elevadas nos períodos da tarde e a baixa umidade, favoreceram o desenvolvimento das olerícolas e as operações de preparo do solo e semeadura das culturas. A oferta de produtos é boa, mantendo abastecidos os mercados e feiras locais e regionais. Na região da Campanha, os técnicos da Emater/RS-Ascar estão recomendando a utilização de plasticultura no período de inverno, principalmente com túneis baixos para favorecer o desenvolvimento vegetativo das culturas.

As chuvas e as temperaturas ocorridas no período favoreceram o crescimento e o manejo das pastagens. Como consequência, aumentou bastante a oferta de pasto para os animais e a produção de leite na maioria das bacias leiteiras do Estado. Além das pastagens, os produtores estão utilizando silagem, feno e grãos, farelos e ração na alimentação dos animais. A Emater/RS-Ascar tem recomendado aos produtores utilizar de modo mais racional as pastagens cultivadas de inverno, de preferência com a utilização de sistema de pastoreio rotativo.

Fonte: Emater/RS- Ascar www.emater.tche.br/site/noticias/noticia.php
 



More news from: AGF Seeds - Australian Grain & Forage Seeds


Website: http://www.agfseeds.com.au/

Published: July 23, 2013

 
 

Better Food Venture's
AgTech Landscape 2019

 

 

2019 THRIVE Top 50
landscape map

 

Concentration in Seed Markets - Potential Effects and Policy Responses

(OECD December 2018)
 

Visualizing Consolidation
in the Global Seed Industry
1996–2018

Seed Industry Structure
1996-2018

Phil Howard
Associate Professor
Michigan State University


 

2017 Seed Company Family Tree
Ccreated Septebmer 2017
by Robert Walsh
WaSoo Farm, Elk Point, South Dakota

Syngenta Brands Family Tree
Ccreated January 2017 by Robert Walsh, WaSoo Farm, Elk Point, South Dakota

 
Rabobank's
World Vegetable Map 2018

 

 


Archive of the MARKETS section

 

 

 


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved