Brazil
October 9, 2012
Fonte: Globo Rural via ABRATES
Plantio está cerca de 3% mais avançado em comparação com o mesmo período de 2011
O plantio de soja em Mato Grosso está cerca de 3% mais avançado em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Fávaro, quase 9% da área estimada para o plantio do grão já foi plantada. O meio-norte do Estado é a região em que o plantio da oleaginosa está mais avançado, em torno de 13% a 14% da área, especialmente nos municípios de Sorriso e Lucas do Rio Verde. A região oeste do Mato Grosso já tem cerca de 12% da área cultivada e a área leste praticamente não iniciou o plantio.
"O plantio está dentro da normalidade, apesar de o clima ainda não ter se estabilizado com chuvas regulares em todo o Estado", destacou Fávaro.
Apesar do avanço, a entrega das sementes ainda está atrasada e preocupa os produtores. Segundo Fávaro, o motivo do atraso está falta de caminhões para fazer fretes curtos, já que a maior parte das sementes vem do próprio Estado ou de regiões próximas. "Os caminhões estão fazendo fretes de grandes distâncias, transportando os fertilizantes. Para fretes curtos, não se acha caminhões. Com o pouco que chegou, já deu para adiantar o plantio, mas não temos tempo a perder. Nós temos sementes, temos fertilizantes, só que a falta de infraestrutura logística do País empaca", afirmou.
Meio-norte do Mato Grosso é a região onde o plantio da soja está mais avançado, com cerca de 13% a 14% da área estimada para o cultivo já plantada
O presidente da entidade disse ainda que, mesmo com o problema de entrega de fertilizantes entre os meses de julho e agosto devido aos problemas de logística no Porto de Paranaguá, agravado pela greve dos fiscais, a indústria de insumos tem conseguido recuperar os atrasos.
No ano passado, cerca de dois milhões de toneladas de fertilizantes haviam sido entregues até o início de outubro. No mesmo período deste ano, o volume entregue aos produtores foi de R$ 1,5 milhão. "Na entrada dessa semana, os números quase se equipararam. Pode estar um pouco atrasado, mas a indústria está se superando", destaca.
Mato Grosso foi o principal responsável pela consolidação inédita da região Centro-oeste como a maior produtora de grãos do País com os resultados obtidos na safra 2011/2012. Com o volume, o Centro-oeste superou a região Sul, historicamente a maior produtora nacional de grãos, respondendo por 43% da safra do país ante a participação de 34,6% do Sul.
Fonte: Globo Rural / por Alana Fraga