home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Market Page

Market data
Market data sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Soja RR: tecnologia Embrapa representa menor custo ao produtor no RS


Brazil
November 16, 2021

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de soja no Brasil

 

Luiz Magnante - Genética BRS da Embrapa detém 1/3 do mercado de sementes de soja RR no RS Genética BRS da Embrapa detém 1/3 do mercado de sementes de soja RR no RS - Photo: Luiz Magnante

 

No Rio Grande do Sul, 63% das sementes de soja comercializadas possuem a tecnologia IPRO (que confere resistência ao herbicida glifosato e a lagartas) e 37% são RR (confere resistência ao glifosato). As cultivares com a tecnologia Roundup Ready (RR), primeira transgênica para a cultura da soja – lançada em 2003 - ainda mantêm o alto potencial produtivo e associa à isenção de cobrança de royalties com a queda da patente, tornando-se assim um atrativo a mais para os produtores.

Atualmente, a Embrapa detém 1/3 do mercado de sementes de soja RR no Rio Grande do Sul. Na safra 2021/2022, as três cultivares de soja RR da Embrapa para a região fria - BRS 5601RR, BRS 5804RR e BRS 6203RR - podem ocupar 1,8 milhão de hectares na região macrorregião sojícola 1, com base nas áreas inscritas no Ministério da Agricultura para a produção de sementes.
 

Para avaliar o desempenho das tecnologias RR e IPRO, pesquisadores da Embrapa Trigo compararam os rendimentos da cultivar BRS 5804RR com uma testemunha IPRO, em quatro épocas de semeadura, na safra 2018/2019, em Passo Fundo, RS. Os resultados mostraram rendimentos muitos próximos entre as tecnologias. “Um dos diferenciais da genética de soja da Embrapa é a resistência à podridão radicular de fitóftora, um problema recorrente nos solos da Região Sul, muitas vezes compactados, com excesso de umidade e sem rotação de culturas que favorecem a incidência da doença”, explica o pesquisador Paulo Bertagnolli.
 

 

Ausência de taxa tecnológica

Mesmo com a chegada de novidades no mercado, o menor custo da semente e a boa produtividade mantêm a tecnologia RR no mercado da soja. Conforme a lei de propriedade intelectual, a patente da tecnologia expira após 10 anos no mercado, quando deixa de ser cobrada a taxa tecnológica sobre a venda de sementes.

Por meio de consulta informal a alguns produtores de sementes no RS foi possível verificar que o preço das sementes de soja, já com o valor da taxa tecnológica incluída, varia de R$ 4,50/kg para tecnologia RR a R$ 11,00/kg para a tecnologia IPRO. “É preciso reconhecer que novas tecnologias podem facilitar o manejo da lavoura. Mas o produtor tem que calcular o limite do investimento nessas novidades para realmente se transformar em lucro”, explica Francisco Falcão, do setor de sementes da Embrapa Trigo.

Nas três cultivares de soja RR da Embrapa a taxa tecnológica é zero, o que amplia o lucro do produtor devido ao menor custo de produção e produtividade competitiva. “Na genética de soja RR da Embrapa, o produtor não paga taxa tecnológica na compra da semente e nem na entrega dos grãos”, explica Francisco.

Para Dênio Oerlecke, gerente do departamento técnico da Cotripal, de Panambi, RS, é importante que o produtor tenha opções para diversificar o investimento na lavoura: “Precisamos de bons materiais, tanto com tecnologias que estão vencendo a patente, quanto com novidades que ampliem as opções de escolha do produtor”.

Na Sementes Stédile, em Passo Fundo, RS, o portfólio de soja conta com 6 cultivares – 2 de soja RR e 4 de soja IPRO. Na safra 2020/2021, a empresa comercializou sementes de soja na proporção de 40% RR e 60% IPRO. Neste ano, a comercialização ficou em 25% para soja RR e 75% para IPRO. Segundo Mário Klein, gerente comercial da Sementes Stédile, a redução gradativa na procura pela soja RR e a preferência pela IPRO se deve a busca do produtor por novidades, além das poucas opções de soja RR no mercado.

“Defendemos a liberdade de escolha do produtor e para isso precisamos ter diversidade de tecnologias e, principalmente, de modelos de negócios”, avalia o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul, declara o Presidente da Aprosoja RS, Décio Teixeira.

Mercado do RS

A área de multiplicação de sementes de soja registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Mapa) para a próxima safra no RS é de 161 mil hectares (ha), onde 10% está destinado à multiplicação de semente RR. Atualmente, 10 empresas estão trabalhando com a produção de sementes de soja RR em 37 cultivares.

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de soja no Brasil. Na safra 2020/2021, os gaúchos cultivaram soja em 6 milhões de hectares, alcançando uma produção de 20 milhões de toneladas de grãos. A semente representou 27% do custo operacional da soja (média CONAB em São Luiz Gonzaga, RS).

De acordo com os registros do Mapa, 212 cultivares de soja estão indicadas para a próxima safra no Rio Grande do Sul. A maioria está direcionada ao mercado de transgênicos, com as cultivares concentradas em quatro eventos: IPRO (que confere resistência ao glifosato e a lagartas) e RR (resistência ao glifosato), tecnologias que já são usadas pelos produtores de grãos. Na safra 2021/2022, os produtores começam a multiplicar sementes da tecnologia Xtend (resistente ao herbicidas dicamba e glifosato) e I2X (resistente ao glifosato, dicamba e lagartas), mas não haverá disponibilidade para produção de grãos.

 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: November 17, 2021

 
 

Better Food Venture's
AgTech Landscape 2019

 

 

2019 THRIVE Top 50
landscape map

 

Concentration in Seed Markets - Potential Effects and Policy Responses

(OECD December 2018)
 

Visualizing Consolidation
in the Global Seed Industry
1996–2018

Seed Industry Structure
1996-2018

Phil Howard
Associate Professor
Michigan State University


 

2017 Seed Company Family Tree
Ccreated Septebmer 2017
by Robert Walsh
WaSoo Farm, Elk Point, South Dakota

Syngenta Brands Family Tree
Ccreated January 2017 by Robert Walsh, WaSoo Farm, Elk Point, South Dakota

 
Rabobank's
World Vegetable Map 2018

 

 


Archive of the MARKETS section

 

 

 


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved