home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Solution Page

Solutions
Solutions sources
Topics A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
  Species
 

Com início da safra de tomate, produtores podem ser mais assertivos com o uso de armadilha eletrônica e monitoramento de insetos


Brazil
November 7, 2022

Por meio de inteligência artificial, o ADAMA Monitor faz reconhecimento da praga capturada, registra dados históricos e permite fazer a projeção de infestações

 

ADAMA Monitor


A ADAMA passa a oferecer aos produtores de hortifruti a ferramenta ADAMA Monitor, que faz o monitoramento de lavouras com sistema de armadilhas eletrônicas e disponibiliza dados para que os agricultores possam tomar a melhor decisão para as operações de plantio, colheita e aplicação de defensivos.

O ADAMA Monitor é uma armadilha que atrai insetos com o uso de feromônios inseridos em placas adesivas e que, por meio de microcâmeras fotográficas, transmite imagens das pragas capturadas via sinal de celular. De acordo com a preferência do produtor, as câmeras são configuradas para enviar fotos em horários determinados para o celular ou computador do usuário, evitando que a contagem das mariposas seja feita manualmente e eliminando a necessidade de visitas diárias às armadilhas no meio da plantação. “Com ADAMA Monitor, o produtor só precisa abrir a interface e conferir a quantidade em tempo real que o sistema armazena, de forma simples e efetiva”, explica Roberson Marczak, gerente de Inovação da ADAMA.

A solução conta ainda com mecanismo de autolimpeza, reduzindo a necessidade de idas até a lavoura para trocar as placas adesivas. “É mais um item que otimiza o tempo do agricultor, que acaba tendo mais horas livres para focar na estratégia da cultura”, afirma Marczak.   

Características e benefícios

  • Acesso remoto às imagens da armadilha permite ao produtor saber a hora certa para tomar decisões.
  • Informação atualizada diariamente sobre a situação da lavoura.
  • Evita visitas desnecessárias: menos idas ao campo e mais eficiência no controle de pestes.
  • Agilidade para coletar dados.
  • Imagens de alta resolução.
  • Armazenamento histórico das informações.
  • Contagem automática do nível de infestação.
  • Painel solar e GPS integrados.

A qualidade da informação permite decidir a hora exata para aplicar um defensivo antes que a produção de tomate ou batata, por exemplo, sofra um dano econômico, traz simplicidade pelo acompanhamento à distância, além de economia quando se compara o ADAMA Monitor com outras armadilhas. “Em caso de ausência de mão de obra, o serviço permite ter a mesma qualidade de controle”, informa Marczak. O gerente de Inovação completa ainda: “o monitoramento de lavouras com sistemas de armadilhas eletrônicas é hoje uma ferramenta acessível e um importante aliado para otimizar as operações em culturas de HF”.

Investimento em P&D

Com um investimento anual de 1,2% do faturamento no País em P&D, a ADAMA tem a inovação como um de seus pilares estratégicos. “Estamos no negócio de proteção de cultivos, por isso, cada vez mais, buscamos oferecer tecnologias digitais que possam ajudar o produtor a monitorar a lavoura, otimizar o manejo e utilizar da melhor maneira as soluções”, reforça Marczak.

Dentre as tecnologias oferecidas pela ADAMA estão ADAMA AIR, que elimina um dos maiores problemas enfrentados na pulverização aérea, a deriva, que afeta a qualidade da aplicação, provocando desperdício de produto e podendo resultar em contaminação ambiental; a rede de estações meteorológicas ADAMA Clima e o APP ADAMA Pastagem, Pensado exclusivamente para o desenvolvimento dos pastos, que possibilita que sejam identificadas as principais plantas daninhas que podem diminuir a produtividade da pastagem.

Para conhecer e acompanhar todos os lançamentos e serviços disponíveis pela ADAMA, visite o site da companhia no Brasil: www.adama. com/brasil.

 



More solutions from: Adama Brasil (Milenia Agrociências S.A.)


Website: http://www.adama.com/brasil/pt/

Published: November 8, 2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved