home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Melões: Como identificar o Oídio na cultura do melão


Brazil
April 30, 2020



 

Os melões possuem semeadura e colheita o ano todo. No entanto, por terem um ciclo curto de maturidade relativa, geralmente entre 60 e 72 dias, muitas vezes é difícil recuperar o melão de uma doença, e isso acontece justamente por esse curto período de maturidade, já que a planta não tem tempo para se curar.

Devido a esse baixo ciclo, é importante cuidados e atenção na hora do manejo.

Hoje vamos falar de uma dentre as principais doenças que costumam atacar as plantações de melões: o Oídio. Aqui, você vai aprender a identificar as principais características e encontrar o direcionamento do manejo para recuperação das plantas.
 

Oídio na cultura do Melão
 

Melões: Como identificar o Oídio na cultura do melão
Para identificar a doença oídio, é necessário observar a superfície das folhas.
 

O oídio é uma doença comum e pode ser causada por duas espécies de fungos: o Podosphaera xanthii e o Golovinomyces cichoracearum.

Para identificar a doença, é necessário observar a superfície das folhas. Geralmente, há um aspecto esbranquiçado, mostrando o fungo branco nas folhagens. Com o tempo, a cor branca dos fungos começa a se transformar em manchas de aspecto amarelado que vão aumentando até tomar a folhagem por completo. Até que as folhas infectadas assumam uma coloração marrom e uma textura diferente. O resultado? Frutas de tamanhos reduzidos e em menor quantidade. Fora o fato de que, com a perda das folhagens pelos fungos, os frutos ficam expostos ao sol e podem sofrer queimaduras, o que resulta também na perda do fruto.

Os melões Banzai e DRG 3228, da Seminis, possuem resistência intermediária ao fungo Golovinomyces cichoracearum.

O manejo do oídio da cultura do melão pode ser feito com rotações de cultura de forma a retardar o aparecimento do oídio, mas não é cem por cento eficaz para evitar. Para saber como fazer Manejo do Oídio na Cultura do Melão bem como aprender a identificar e tratar outras doenças do melão, acesse nossa página: Identificação e Manejo de Doenças em Melões.



More news from: Bayer Vegetable Seeds


Published: May 1, 2020

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved