home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Livro associa o legado de Darwin às soluções atuais da agricultura brasileira


Brazil
August 22, 2014

Divulgação -

Em 2009, comemorou-se os 200 anos de nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação do livro que mudou o olhar da ciência sobre a evolução humana: A origem das espécies. Nunca tal conteúdo manteve-se tão atual. Tanto é que o conhecimento sobre a evolução da vida na Terra encontra-se no âmago das pesquisas em genética, biotecnologia, morfologia, botânica, zoologia, fisiologia e de outros campos do conhecimento, inclusive na agricultura. É justamente nesse contexto que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está lançando, na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o livro O legado de Darwin e a pesquisa agropecuária, obra com 339 páginas, dividida em 7 capítulos com a autoria de cientistas do campo da Ecologia e da Genética da Embrapa e da Universidade de Brasília (UnB).

"O livro foi pensado para atingir o público leigo interessado no desenvolvimento e no conhecimento da ciência, assim como para atualizar estudantes de segundo grau e de graduação nos temas básicos da evolução", destacam os editores José Roberto Moreira e Marcelo Brilhante de Medeiros, ambos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF).

E é justamente por buscar alcançar um público diversificado que a obra possui dois capítulos introdutórios os quais abordam, inicialmente, a vida de Darwin, para, em seguida, retratar a história do pensamento evolutivo cujas origens se deram na Grécia antiga, passando pelos pensadores mulçumanos e cristãos; por Lamark (naturalista francês que personificou as ideias pré-darwinistas sobre a evolução); até chegar ao descobrimento do DNA e aos estudos em sociobiologia. Os autores da obra também criaram um glossário para os termos tratados no livro e dois encartes, um com a apresentação dos períodos geológicos da Terra e outro mostrando a evolução da vida.

Os capítulos seguintes apresentam a visão atualizada da Teoria da Síntese Evolutiva, discutindo os principais mecanismos de evolução, bem como as evidências existentes para a sua constatação. Outra parte do livro se dedica ao conhecimento atual sobre a formação e o desaparecimento das espécies, bem como as hipóteses atuais sobre a origem da vida na Terra, fazendo uma referência específica à atual biodiversidade do planeta.

Por último, e tão importante quanto os demais capítulos, a obra descreve as aplicações do conhecimento evolutivo na agricultura atual, apresentando ao leitor tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária para o aumento da produção agrícola, para o controle biológico de pragas e para a conservação de recursos genéticos.

Na visão de José Roberto Moreira e Marcelo Brilhante Medeiros, editores da publicação e cientistas apaixonados pelo legado de Darwin à ciência e à humanidade, "a sustentabilidade da produção agrícola pode ter suas bases também no conhecimento evolutivo, considerando que muitos desafios e problemas da produção agrícola intensiva, como a proliferação de doenças e patógenos, podem ser compreendidos e solucionados sob sua ótica".

Lançamento na Bienal do Livro de São Paulo
A primeira edição de O legado de Darwin e a pesquisa agropecuária será lançada no sábado (30/8), às 15h, na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no estande da Livraria Embrapa (Rua C, estande 451), com a presença dos editores José Roberto Moreira e Marcelo Brilhante de Medeiros, pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF). A Bienal A Bienal acontece no período de 22 a 31 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, situado na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Bairro Santana/SP.

A obra é uma parceria editorial entre a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) e será vendida na Bienal de São Paulo, com desconto, saindo a R$ 30,00  e, posteriormente, comercializada pela Livraria Embrapa pelo site www.embrapa.br/livraria ao preço de R$ 45,00.



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: August 22, 2014



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved