home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Brasil - Complexo Agroindustrial do Biodiesel é tema de livro


Brazil
September 26, 2011

A Embrapa acaba de lançar o livro “Complexo Agroindustrial do Biodiesel no Brasil: Competitividade das cadeias produtivas de matérias-primas”. A publicação reúne as principais características de produção de cinco oleaginosas disponíveis no Brasil para o biodiesel: soja, dendê, girassol, mamona e canola. O trabalho, realizado ao longo de quatro anos, reuniu mais de 20 centros de pesquisa da Embrapa, além de professores, pesquisadores de outras instituições, alunos de pós-graduação, técnicos e empresários do setor agrícola e agroindustrial.

O processo de produção do livro incluiu 118 entrevistas realizadas com produtores, técnicos, pesquisadores e empresários, em todas as regiões do país, de revisão de bibliografia, de painéis com especialistas e de seminários técnicos. O conteúdo do livro apresenta a análise das cinco principais cadeias produtivas de oleaginosas identificadas no Brasil, suas limitações e oportunidades, os diversos elos da cadeia e a competitividade do biodiesel no país. Para o Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Teixeira Souza Júnior, o livro deve se tornar “referência entre pesquisadores, estudantes e integrantes das cadeias produtivas para o estudo do biodiesel”.

Um dos capítulos trata do sistema produtivo de canola para a produção do biodiesel, com informações levantadas pela equipe da Embrapa Trigo, unidade da empresa que responde pelo desenvolvimento da cultura no país. Entre as informações apresentadas, está a evolução do cultivo da canola, que sofreu um incremento na área média de cultivo, quando passou de 11 mil hectares (ha) para 32 mil ha, no período 1980-1997, ao mesmo tempo em que o rendimento médio cresceu de 906 quilos por hectare (kg/ha) para 1.600 kg/ha. A partir de informações coletadas pela Embrapa Trigo no mês de junho de 2011, junto às principais empresas que fomentam a produção de canola, é possível avaliar que da safra 2010 para a safra atual, a área semeada no Brasil cresceu 41%, passando de 41.976 ha para 59.100 ha. Estima-se que o cultivo da canola envolva cerca de 700 propriedades no Brasil, com área média que varia de 50 ha nos estados do Sul, a 800 ha no Centro-oeste. A produção nacional está concentrada no RS, principalmente na Região das Missões (34%) e Planalto (24%).

Conforme o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Tomm, as informações que compõem o livro foram levantadas através das entrevistas realizadas entre 2009 e 2010. Participaram do trabalho os colegas Paulo Ernani Ferreira (analista), e as pesquisadoras Jozeneida Lúcia Pimenta de Aguiar e Cláudia De Mori.

A elaboração do livro “Complexo Agroindustrial do Biodiesel no Brasil: Competitividade das Cadeias Produtivas de Matérias-Primas” foi financiada pela Embrapa Agroenergia e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e está à venda por R$ 95,00 na Livraria da Embrapa através do site http://vendasliv.sct.embrapa.br.

Canola safra 2010-2011

- RS a área semeada aumentou 29%, passando de 25.960 ha para 33.500 ha.
- PR a área semeada aumentou 67%, passando de 12.840 ha para 23.000 ha.
- MS a área semeada aumentou 41%, passando de 2.130 ha para 3.000 ha.
- SC a área semeada aumentou 30%, passando de 386 ha para 500 ha.
- MG a área de 600 ha de cultivo foi mantida em 2011.
- MT foram semeados 60 ha em 2010.
 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: September 26, 2011



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved